18 OUT 2016
Final de mandato: prefeito Zé do Nute faz breve relato da Saúde no município

Aproximando-se do encerramento de seu mandato como gestor municipal que ocorrerá em 31/12/2016, o prefeito Zé do Nute que assumiu a Administração Municipal ocupando o cargo de vice-prefeito ao lado de Hernani Camargo e reeleito prefeito em 2012 fez um breve relato a atual situação da Saúde do município. Em 2005, com uma população de 14.318 habitantes Itaporanga vivia em situação precária no setor da Saúde, contando com apenas quatro veículos para o transporte de pacientes, o Centro de Saúde e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças que mais tarde viria a ser interditado pela Prefeitura.

Atualmente, com uma população 15.115 habitantes, além do Centro de Saúde que hoje disponibiliza atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, ortopedia, ginecologia/obstetrícia, ambulatório de clínica cirúrgica, pediatria e do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, o município conta com quatro Unidades do programa Saúde da Família estrategicamente localizados no perímetro urbano da cidade para melhor atender a população, uma Base do SAMU, uma Farmácia Municipal com mais de 500 itens de medicamentos e 16 veículos entre ônibus e vans para o transporte de pacientes a diferentes localidades do Estado.

A Constituição Brasileira determina uma aplicação mínima em Saúde de 15% do orçamento municipal, em Itaporanga este índice vem sendo aplicado em uma porcentagem bem maior, conforme exemplificado: 2009 – 20,66%, 2010 - 26,17%, 2011 - 32,74%, 2012 – 22,97%, 2013 – 33,12%, 2014 – 33,52% e 2015 – 35,13%.

Finalizando o prefeito Zé do Nute, lembrou que recentemente entregou a população uma UBS localizada na rua Dr. Felipe Vita, nos próximos dias estará dando início à construção de uma nova Unidade Básica de Saúde – UBS no bairro CDHU no valor de R$ 2.040.124,01.