03 ABR 2018
V CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

V CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Na ultima quinta feira, 29/04 o Secretário de Turismo e Cultura Cassiano Godoi, acompanhado de sua equipe, participaram da V CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE, na Cidade de Barão de Antonina, nas dependências da Aldeia KARUGWA, realizado através da Diretoria de Ensino, com as escolas indígenas das aldeias TEKOÁ PORÃ de Itaporanga, KARUGWA e YWY PYHAU de Barão de Antonina.

Estiveram presentes as Autoridades das Aldeias, Caciques, lideres espirituais e representantes dos municípios de Itaporanga e Barão de Antonina ligados a Educação e Cultura , Delegacia de Ensino, população indígena e alunos das 3 aldeias participantes.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.

Na conferencia foi apresentado os trabalhos realizados nas próprias aldeias, pelos alunos e professores, com o objetivo de promover a Sustentabilidade e conscientização da Preservação do Meio ambiente, focando principalmente no meio onde vivem.

Os trabalhos foram realizados durante todo mês de Março, onde os próprios alunos levantaram questões importante sobre o ambiente onde vivem e através de uma Plenária com a comunidade onde foram decididas as ações a serem tomadas e praticas para amenizar os dados encontrados.

Cada aldeia focou em um tema entre os problemas encontrados, e elaboraram apresentações de variadas formas entre , danças, musicas, teatro, palestras apresentadas pelas crianças , representadas por um DELEGADO de cada aldeia, eleito pelos próprios alunos, a fim de apresentar os problemas, ações e soluções da sua Comunidade nessa Conferência.

Foram discutidos e abordados vários assuntos e temas de suma importância para a preservação Ambiental e principalmente na qualidade de vida, sustentabilidade, e técnicas de melhorias a serem implantadas e realizadas por toda Comunidade.

Em especifico, a Aldeia Tekoá Porã apresentou suas ações e mostrou o trabalho realizado, como plantio de mais de 250 mudas de árvores por toda dependência da reserva, preservação e plantio de mudas no leito do rio, plantio de árvores sementeiras para manutenção e produção do artesanato local, criação de uma horta comunitária sustentável, analise do impacto causado pela erosão, tratamento da água e cuidados com a natureza e meio ambiente em que vivem.

A conferência acontece a cada dois anos, e essa já deixa muitas expectativas e tarefas a serem desenvolvidas e cumpridas pelas comunidades e alunos, para apresentação em sua próxima edição.