09 AGO 2018
TURISMO
ANGRA DOCE - OS 14 MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SP QUE SÃO BANHADOS PELA REPRESA XAVANTES, QUE INCLUI ITAPORANGA, SÃO APOIADOS PELO GOVERNO ESTADUAL
Governo de São Paulo apoia os municípios do estado que são banhados pela represa para incentivar o desenvolvimento turístico deles, como irá acontecer em Itaporanga que faz parte da Região Turística Angra Doce

O Projeto de Lei nº. 3031/2015, busca instituir a região de Angra Doce como Área Especial de Interesse Turístico que visa resguardar a riqueza natural da região e ampliar o potencial de Turismo dos rios e represas que banham os municípios, sendo 10 municípios de São Paulo e 05 municípios do Paraná.

Acreditando no potencial da região para se tornar um grande cartão nacional e internacional de turismo, e buscando uma nova alternativa para o desenvolvimento regional, 14 municípios de SP, sendo 10 deles citados no projeto de lei, se reuniram em 2018 para criar, junto com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, a Região Turística Angra Doce Paulista, um projeto de turismo sustentável multissetorial, que irá integrar ao Mapa Turístico Brasileiro em 2019.

Os municípios que compõe o  Angra Doce Paulista são Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Itararé, Ourinhos, Piraju, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi.

Os municípios que participam desta Região Turística banham o Rio Paranapanema, onde a Usina Hidrelétrica de Xavantes fica localizada, 3 km da foz do Rio Itararé, e tem seu reservatório ocupando uma área aproximada de 400 km², com capacidade de armazenamento de 9,4 bilhões de m³.

O represamento das águas pela usina deu origem a um grande lago, de singular beleza natural, que conferiu aos municípios do seu entorno o potencial para desenvolvimento nessa região de entretenimento e lazer, com condições de se tornar um importante destino turístico do país.

A iniciativa visa resguardar a riqueza natural da região e ampliar o potencial de Turismo dos rios e represas que banham os municípios.

Atualmente turistas dos quatro cantos do Brasil escolhem o destino local para prática de esportes, como canoagem, rafting, trekking, voo livre, paraglider, passeios náuticos, cavalgadas, caça e pesca, assim como importantes competições aquáticas, como o campeonato nacional de Canoagem realizado em Piraju, entre outras. A própria equipe da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade (CBCa) já esteve em Piraju SP para treinamento dos canoístas brasileiros nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara 2012, onde foram definidas as vagas para as Olimpíadas de 2016, esses são exemplos que fundamentam o motivo pelo qual o reservatório da represa de Chavantes e seu entorno cumprem todas as condições para que sejam uma região turística.