05 MAR 2020
APEIXAMENTO DO NOSSO RIO VERDE

A Prefeitura municipal de Itaporanga, em uma grande parceria com a Sabesp solta 5 mil peixes no rio Verde em comemoração do Dia Mundial da Água.

Atividade também faz parte das festividades do aniversário do município, celebrado na sexta-feira (6/3)

A Sabesp realizou a soltura de 5 mil peixes no rio Verde, em Itaporanga, nesta quinta-feira (5/3). A atividade tem como objetivo a recuperação do meio ambiente e faz parte das festividades do aniversário do município, celebrado na sexta-feira (6/3), e também marca o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, atendendo algumas das ODS ( Objetivo de desenvolvimento Sustentável) firmado no Pacto Global entre o Município e a ONU ( Organização das Nações Unidas).

O evento contou com a participação de 500 alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes participaram da soltura peixes da espécie curimbatá, também conhecido como papa-terra, para repovoamento e preservação de espécies nativas na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema.

A bacia hidrográfica do Alto Paranapanema é considerada de conservação, além de possuir importante acervo ambiental preservado. A bacia dispõe, ainda, de extraordinário potencial hídrico, turístico e energético.

Com a ação, a Sabesp espera conscientizar a população sobre a importância da preservação da fauna aquática e dos rios e promover a restauração dos ecossistemas relacionados com a água. A atividade traz ainda benefícios diretos aos mananciais e ao meio ambiente.

O trabalho desenvolvido pela Companhia nos últimos anos contribuiu diretamente para o rio Verde permanecer enquadrado na classe 2. Isso significa que as características das águas em seus rios e córregos permitem sua utilização para abastecimento humano, pesca, irrigação, entre outras atividades que contribuem para a economia. Atualmente, Itaporanga tem toda a população atendida com abastecimento de água. Já o índice de coleta de esgoto é de 91,7% e o tratamento de 100%.

Rio Verde
O rio Verde nasce em Bom Sucesso de Itararé. Atravessa em seu caminho os municípios de Itararé, Itaberá, Riversul, Itaporanga, Barão de Antonina e deságua no rio Itararé nas proximidades de Fartura. Tem cerca de 105 quilômetros e é o principal afluente do rio Itararé, que atravessa os Estados de São Paulo e Paraná.

Foi uma manhã muito especial e emocionante da vida do nosso Rio e principalmente na vida das crianças que ficaram eufóricas com essa ação!

Nosso Rio Verde agradece ! E nós também.

Obrigado a Sabesp e a todas a Crianças, professoras, escolas e a todos os envolvidos nessa linda ação e conscientização.

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/621000055147656