13 DEZ 2021
TURISMO RURAL – FRONTEIRAS CAIPIRA
TURISMO RURAL – FRONTEIRAS CAIPIRA
Foi realizado na noite de sexta feira (04), no espaço RANCHO EVENTOS, o evento “FRONTEIRA CAIPIRA”, realizado pela turma do Curso de Turismo Rural, como uma etapa de finalização do Curso, parceria entre Sindicato Rural de Taguai/Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizado em ITAPORANGA-SP, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e Cultura.
O evento (restrito ao público) apresentou aos presentes um verdadeiro festival de cultura e gastronomia totalmente típica e de Itaporanga, através de pesquisas e estudos realizado pelo grupo durante os 9 meses de curso.
O encontro FRONTEIRAS CAIPIRA, contou com a presença dos parceiros do SINDICATO RURAL DE TAGUAÍ, o Senhor Gilmar Francisco de Melo (Presidente), os diretores Luiz Carlos Malagodi e Izaias Tenca, e nosso grande parceiro Marcelo de Azevedo ( Coordenador do Sindicato e articulador de todos os cursos desenvolvidos em Itaporanga).
A abertura do evento foi realizada pelo Instrutor do SENAR Marcio Langoni, apresentando os trabalhos realizados pelos alunos durante os 9 meses do curso, explicado cada etapa e o que eles realizaram nas propriedades trabalhadas.
No decorrer do evento, o grupo de alunos acompanhados de voz e violão cantou lindamente o musica TRISTEZA DO JECA, de Angelino de Oliveira, compositor Itaporanguense consagrado nacionalmente. Foi um momento de muita emoção entre os presentes.
O professor Marcio Langoni desenvolveu nos meses de curso possibilidades aos alunos de trabalharem o turismo em suas propriedades, com foco no Turismo Rural de Itaporanga, e fomento a novos roteiros e empreendimentos em consonância ao desenvolvimento do Município que hoje carrega o titulo de MIT – Município de Interesse Turístico.
Os alunos enceraram o evento com apresentação e degustação de um verdadeiro festival de sabores da culinária caipira e tropeirismo, tudo preparado pelos próprios alunos.
O Instrutor Marcio Langoni destacou “ Trabalho na terra natal do autor de uma das mais emblemáticas obras da música regional brasileira. "Tristezas do Jeca" foi regravada pelos sertanejos Tonico e Tinoco, Almir Sater, Zezé di Camargo e Luciano, entre dezenas de outros grandes nomes”, o que é um orgulho a todos os Munícipes.
O treinamento foi uma realização do SENAR -SP, Sindicato Rural de Taguaí e apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Itaporanga.
Parabenizamos a todos os Alunos formandos e desejamos que esses ensinamentos sejam transformadores na vida de cada um!
Através do curso de TURISMO RURAL, muito novos empreendimentos nasceram e vem ganhando espaço entre os visitantes e munícipes. O turismo é transformador por onde passa.
Agradecemos imensamente ao Sindicato rural de Taguaí pela parceria e dedicação, ao Senar pela excelência nos cursos e formações, ao atencioso Instrutor Marcio Langoni pela total dedicação ao nosso Município, e principalmente aos alunos que acreditaram e concluíram essa formação.

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/1025941661320158