07 ABR 2022
COMUNICADO A POPULAÇÃO SOBRE A DENGUE
COMUNICADO A POPULAÇÃO SOBRE A DENGUE
No município de Itaporanga-SP estão ocorrendo vários casos de doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e muitas pessoas estão com sintomas desta doença.
É preciso atenção e vigilância de cada um, lembrando que os mosquitos preferem ficar dentro dos cômodos dos imóveis e precisam de recipientes com água para se reproduzir.
Uma das medidas para evitar a doença é eliminar os mosquitos adultos usando inseticida, além da busca de criadouros, onde o inseticida não age.
A nebulização com o inseticida é um procedimento realizado em locais onde existam uma área de transmissão, formada a partir de dois casos e, se não houver a busca e eliminação dos criadouros, o resultado esperado não acontecerá !
Este procedimento requer cuidado quanto à preparação do imóvel e proteção dos ocupantes, tais como:
• MANTENHA ABERTAS:
• Portas, janelas, vitrôs e cortinas para facilitar a entrada do inseticida.
• GUARDE EM LOCAL FECHADO E/OU MANTENHA COBERTO:
• Alimentos, água e utensílios de cozinha;
• Bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários.
A nebulização contra o mosquito da Dengue é feita pela Vigilância Sanitária e grupo de Agentes Comunitários de Saúde, e /ou empresa terceirizada devidamente identificada.
Durante a aplicação do inseticida, os ocupantes do imóvel deverão permanecer na calçada do outro lado da rua, acompanhados, quando houver, das crianças, recém- nascidos e idosos, bem como animais. Só deverão retornar ao imóvel 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.
Se houver pessoas doentes ou acamadas, elas deverão ficar em cômodo com as portas e janelas fechadas, e aí permanecer por 30 minutos após a aplicação.
ELIMINE OS MOSQUITOS DE SEU IMÓVEL,
NÃO OFEREÇA NOVOS CRIADOUROS!
Fonte: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=696872151760754&id=100356808078961