14 ABR 2022
Grupo de Hipertensos e Diabéticos em ESF Nosor
A Estratégia Saúde da Família, Prefeito Nosor Orlando de Oliveira, (ESF NOSOR), retomou hoje, 14 de abril, após um cenário pandêmico, o primeiro grupo de Hipertensos e Diabéticos do ano, sendo a responsável Enfª Camila Maria Bilgia.
Segundo a Enfermeira Camila, o grupo tem como objetivo, dar continuidade aos cuidados aos portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, estreitar o vínculo com os pacientes e assim qualificar a assistência.
A convidada de hoje, foi a Nutricionista Evelize Benini, a qual deu diversas orientações nutricionais, alimentares e sanou várias dúvidas.
Encerraram o grupo com data agendada para início das atividades físicas, a partir de 20 de abril de 2022, a qual será ministrada pelo Educador Físico Thiago Macedo.
A hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior a 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados, a pressão sobe.
O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue, na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.
Diabetes Tipo 1:
Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo.
Diabetes Tipo 2:
Aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia.
Ambas as doenças precisam de tratamento e acompanhamento constantes para evitar o agravamento e as complicações que podem levar à morte.

Veja mais foto no link abaixo:
Fonte: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=701620554619247&id=100356808078961