14 JUL 2017
ITAPORANGA PRESENTE EM REUNIÃO SOBRE TURISMO REGIONAL

O encontro que tinha como objetivo integrar as cidades da região Sudoeste do Estado no Programa do Governo Federal que incentiva o Turismo aconteceu na tarde de quarta-feira no Plenário da Câmara Municipal, local este, cuja estrutura foi enaltecida e elogiada pelos visitantes por sua magnitude e construção.

Estiveram presentes representantes de sete dos mais de vinte municípios convidados que, a partir de então, irão integrar a “RT Verde Sudoeste Paulista”, que são além da cidade anfitriã Itaí, as visitantes: Itaporanga, Barão de Antonina, Taquarituba, Itararé, Capão Bonito e Guapiara. Além dos representantes da pasta de cada município, o encontro recebeu ainda a presença do Prefeito de Taquarituba, José Clovis de Almeida, o Bola, o prefeito de Itaí Thiago Michelin, o presidente da Câmara Ronaldo Som a vereadora Laka e o vereador Mosquito. Também se fizeram presentes o Secretário de Governo de Itaí Pedro Paulo, o assessor de imprensa Natanael Soares e o secretário de Gabinete Zero.

Secretários, diretores, assessores e outros que mesmo não sendo exclusivos da pasta se fizeram presentes para ouvir a explanação da empresa Barreto Assessoria sobre o assunto em pauta. Conhecedor do assunto e um “culpado’ pelo sucesso do turismo na região de Brotas, cidade da qual já foi prefeito por quatro gestões, o ex-prefeito daquela cidade, senhor Orlando Pereira Barreto Neto, o “Du Barreto” abriu a solenidade falando da importância do turismo para a região, do sucesso alcançado na área em sua gestão e apontando as possibilidades que essa integração do Turismo Regional pode trazer para toda a região que, ao aderirem ao programa, além de trazer divisas com a visita de turistas (o que fomenta e gera renda a toda cidade e região), ainda podem receber verbas governamentais anualmente e o melhor, não precisam se desligar de programas do Governo Estadual nos quais estejam ou onde possam ser incluídos.

Após a colocação de “Du Barreto” sobre o assunto, a Facilitadora, Técnica em Turismo Tecnológica em Marketing e ex-Presidente do Conselho Regional de Turismo da Serra do Itaqueri, Luciana Pires de Jesus, muito bem assessorada e acompanhada pela Consultora Turismóloga Marcia Pontes, deu sequencia aos trabalhos apresentando como funciona o projeto e o que seria definido na reunião.

Além da confirmação e compromisso dos municípios presentes e, em ressalva os que não estiveram mas que se interessam em participar do Projeto (o que deve ser efetuado de imediato visto os prazos e datas que estão por vencer), foram eleitos os interlocutores regionais (Presidente e Secretário, por assim dizer) que terão  a responsabilidade de fazer realmente funcionar o Projeto em pauta.

Dentre os presentes foram empossados como Interlocutor Regional (presidente) o senhor Alessandro Vivan Vieira, Diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Itaí e o senhor  Cassiano Campos Godoi, Secretário de Cultura  e Turismo de Itaporanga. Cassiano alias, esteve ao lado de seu assessor Patrick Cassiano representando o município e por conseguinte o prefeito daquela cidade, “Cacheta”, que tem os olhos todos voltados para a implantação do turismo em seu município, principalmente o religioso visto que possui a terceira maior Abadia (Igreja) da América Latina e que já recebe constantes visitas.

Eleitos os interlocutores, ficou definido que os integrantes da “RT Verde Sudoeste Paulista” se reunirão no próximo dia 12 de agosto, as 11h00 da manhã na cidade de Itaporanga, com local ainda a ser definido e que essas reuniões se sucederão, de forma momentânea, mensalmente e serão realizadas em cidades diferentes para que todos possam conhecer as mesmas e assim, interagir de forma a oferecer seus predicados turísticos aos visitantes.

Como “trabalho de casa”, ficou definido ainda que cada cidade deverá fazer um levantamento daquilo que pode oferecer aos turistas, o que deverá ser entregue já na próxima reunião visando a criação de um mapa regional de turismo.