27 JUL 2018
Atenção Básica da Saúde promove grupo para pacientes em tratamento de Saúde Mental

Com um papel ativo na atenção básica, a equipe de Estratégia da Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde de Itaporanga se organizou para ir ao encontro da comunidade para um trabalho educativo de promoção à saúde, priorizando ações pautadas em um modelo de atenção compartilhada e humanizada em Saúde Mental, com o objetivo de construir planos de cuidados para garantir promoção, proteção e recuperação da saúde dos usuários em sofrimento psíquico.

A atuação desse grupo pretende contribuir para a promoção de mudanças e transformações legitimando o benefício dos usuários e a prevenção de dificuldades. E também no diagnóstico e prognóstico das situações de crise em quadros psicopatológicos.

A intervenção é feita com o apoio matricial junto às equipes de atenção primária à saúde, para que o psicólogo e o assistente social sejam integrados na equipe e que se possa construir o plano individual de acompanhamento de cada paciente com olhar multidisciplinar, e através de encontros semanais com os pacientes conduzidos por estes profissionais.

O intuito é produzir um espaço em que ocorram trocas sistemáticas de conhecimentos entre as profissões e as especialidades para conciliar as ações na estratégia da família para redução de danos, para sensibilizar a escuta e compreensão da dinâmica familiar e das relações sociais envolvidas através de intervenções terapêuticas para acolhimento dos usuários do serviço que serão atendidos nesse grupo.

Os encontros com os pacientes são semanais, com uma hora e meia de duração cada.

Equipe de saúde envolvida: psicóloga, assistente social e equipe de enfermagem.

Os usuários direcionados para essa atividade são selecionados pelo setor de psicologia, pensando naqueles pacientes que terão uma melhor qualidade de vida e que tenham uma participação efetiva.

O usuário e seus familiares recebem orientações, atendimento individualizado e em grupo, participam de atividades socioeducativas, sempre voltadas para uma melhor qualidade de vida, são realizados encaminhamentos para rede de atendimento quando necessário, atividades como acolhimento, elaboração de planos individuais de cuidado, oficinas, atividades dirigidas de reinserção social.

A equipe avalia que o grupo tem sido efetivo, resolutivo e mostrado fazer a diferença no tratamento desses pacientes.

Equipe de Saúde responsável:

Ana Lívia Zanella – Psicóloga

Ana Paula Leme - Psicóloga

Franciane Villen Marques – Assistente Social

Andreia Ferreira – - enfermeira coordenadora

Renata - enfermeira

Danielle - enfermeira

Samanta Fernandes - enfermeira

Camila – enfermeira

Mais informações na Secretaria Municipal da Saúde de Itaporanga localizada à Rua Sebastião Pedro Monte Sião, nº 670, ao lado do Pátio, ou pelo telefone: (15) 3565-3517.