27 JUL 2018
TURISMO
Prefeito Cacheta e Secretários promovem reunião com moradores do Cruzeirinho para fortalecer o Associativismo

Na noite do dia 25 de julho, no barracão de festas da comunidade, aconteceu uma reunião com os moradores do bairro Cruzeirinho de Itaporanga, organizada pela Secretaria da Cultura e Turismo, pela Prefeitura Municipal e pela AMAC – Associação Mão Amiga Comunitária do Bairro Cruzeirinho com o objetivo de fortalecer o associativismo local e promover o desenvolvimento econômico e turístico do bairro que já é conhecido pela sua gastronomia e produtos artesanais como queijos, iogurtes, linguiças, doces caseiros, artesanatos, dentre outros.

Durante o encontro, os secretários municipais da Cultura e Turismo Cassiano Godoi, da Educação Marta Rosica, da Agropecuária e Meio Ambiente Kenji Narita, de Obras e Serviços Gerais José Viana e o Prefeito Municipal Vilson Rodrigues “Cacheta”, juntamente com a engenheira agrônoma de Tatuí, Maria Lúcia Alves, puderam trocar ideias e projetos com os moradores para viabilizar um Bairro Modelo na cidade para ser exemplo aos demais.

Esse Projeto Bairro Modelo consiste em:

- Padronização dos produtos artesanais já feitos pelos moradores com a finalidade de criar uma marca, possibilitando a venda desses produtos e criando uma estratégia de marketing e aumento de renda.

- Obtenção do SIM (Selo de Inspeção Municipal), uma qualificação que permitirá a venda dos produtos artesanais em mercados, lojas, internet e outras possibilidades.

- Criação do Rótulo Comunitário, que identificará e constará todas as informações necessárias de cada produto.

- Seleção e valorização dos produtos locais através de um DNA Gastronômico.

- Pontos de venda com prateleiras destacadas e decoradas com identificação dos produtos do bairro em supermercados e locais específicos na cidade e na comunidade.

- Aumento do fluxo de visitantes no bairro, possibilitando a inserção do local no roteiro turístico rural do município, gerando um aumento da renda dos moradores.

- Criação da Horta Comunitária Orgânica, produtos livres de agrotóxicos, com apoio da Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente na preparação, desenvolvimento e manejo da horta com apoio técnico necessário. Os produtos cultivados na horta poderão ser vendidos na feira livre da cidade, assim como uma porcentagem ser doada a escola municipal do bairro, como também fornecer para a alimentação escolar do município.

Após a explanação sobre o projeto e a participação de todos na discussão, os moradores se comprometeram a expandir a ideia para os demais e se unirem em uma associação de bairro para fortalecer a produção local. A prefeitura municipal se comprometeu a dar total apoio a comunidade e se colocou a disposição para tirar dúvidas e a orientar sobre os tramites.

“Assim que o Bairro Modelo se concretizar, pretendemos levar o projeto aos demais bairros e fortalecer ainda mais as comunidades e incluí-las no circuito turístico de Itaporanga”, conclui o prefeito “Cacheta”.