07 AGO 2018
Itaporanga comemora seus 173 anos de fundação com Feira Cultural

No dia 21 de agosto, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com as demais secretarias, estarão realizando, na Praça João Abdallah, a Feira Cultural, Artesanal, Gastronômica e Turística de Itaporanga em comemoração aos seus 173 anos de fundação.

Fundada em 21 de agosto de 1845 por frei Pacífico de Montefalco, que ergueu uma capela e uma casa rústica no meio da mata, Itaporanga se desenvolveu por meio da agropecuária. Hoje, é considerada um polo comercial regional, além de chamar a atenção de turistas por sua grandiosa Abadia Cisterciense de Nossa Senhora da Santa Cruz, construída por monges alemães, o 2º maior mosteiro do Brasil, e por suas belezas naturais que incluem o Morro do Defunto, com suas cavernas e paredões de rocha, a Represa de Xavantes, que banha o bairro São Sebastião, e a Aldeia Indígena TEKOÁ PORÃ (Solo Sagrado em tupi).

Essa riqueza de seus pontos turísticos está levando Itaporanga a conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT) por meio da lei complementar Nº 1.261, de 29 de abril de 2015, que criou uma nova classificação de município turístico que também poderão receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos administrado pelo DADE – Departamento de Apoio as Estâncias, do governo do estado de São Paulo. Com essa conquista, a cidade de Itaporanga terá investimentos e investidores - como hotéis, restaurantes, camping, marina - que possibilitarão mais emprego para os moradores locais, movimentando a economia do município.

Com 15 mil habitantes, além de ser o mais novo destino turístico do Sudoeste Paulista, Itaporanga também é atração por ser a cidade natal dos famosos Angelino de Oliveira, compositor sertanejo cuja obra mais notável é "Tristeza do Jeca", e João Leite Neto, jornalista e político brasileiro.

“Com tanta beleza natural, com tanta história e cultura, a cidade está de braços abertos para receber os visitantes dos quatro cantos do país e até mesmo do exterior. Há muitos lugares bonitos para se conhecer em Itaporanga, sem falar do povo acolhedor. Comemorar os 173 anos de fundação de Itaporanga com uma Feira Cultural é demonstrar que valorizamos nossa história e nossa cultura. Convido a todos para visitar e conhecer nossa cidade, serão muito bem recebidos!”, afirma o prefeito Vilson Rodrigues “Cacheta”.

A Feira Cultural de Itaporanga acontecerá no dia 21 de agosto, das 8h às 17h, na Praça João Abdallah, com apresentações de artistas e músicos locais, exposições de artesanatos e culinária típicos do município, feirinha e brinquedos para as crianças. Serão dois dias regados de muito sabor, cultura e diversão. Mais informações pelo telefone (15) 3565-1397, falar com a Secretaria de Cultura e Turismo.