31 AGO 2018
Itaporanga faz campanha de Coleta Seletiva de Lixo

Desde junho deste ano, a Prefeitura Municipal de Itaporanga juntamente com a Associação de Profissionais de Recicláveis estão desenvolvendo uma Campanha de Conscientização da População sobre a Coleta Seletiva de Recicláveis. Todas as secretarias municipais se uniram nesta campanha que leva informações a todos os alunos das redes de ensino do município e de porta em porta através dos agentes comunitários. O objetivo é esclarecer à população o que é lixo comum e o que é lixo reciclável e ensinar como separar e onde descartar.

“As pessoas estão aos poucos se acostumando com a coleta seletiva, pois até este ano a reciclagem em nossa cidade era feita sem planejamento e sem apoio da administração pública. Agora, os coletores trabalham em uma associação organizada que investe em infraestrutura para os associados e em serviços para a sociedade por meio de caminhões de coleta de lixo reciclável nas residências e contêineres espalhados no centro da cidade. Itaporanga está aprendendo a reciclar e estamos percebendo que a maioria está fazendo sua parte, mas ainda falta muito a fazer e a conscientização de todos é fundamental para que não haja mais material reciclável descartado junto ao lixo comum, fazendo com que degrade nosso solo e nosso meio ambiente”, salienta o prefeito Vilson Cacheta.

A Associação de Recicláveis de Itaporanga esclarece que todas as embalagens e utensílios descartáveis são recicláveis: PAPEL, PLÁSTICO, VIDRO, METAL. “Tirando resto de alimentos, papel higiênico, absorventes higiênicos e fraldas descartáveis, todo o resto é lixo reciclável e precisa ser separado do lixo comum que vai para os aterros sanitários. Quando todos entenderem a importância de se ter essa seleção - dentro e fora de casa - como um hábito, nosso município entrará na lista das melhores cidades para se viver no que diz respeito à preservação do meio ambiente e limpeza”, chama a atenção a presidente da Associação dos Profissionais de Reciclagem de Itaporanga Lucinéia da Silva Teles.

Além de folders explicativos sobre a coleta de material reciclável, a Associação segue com ações em toda a cidade através de palestras em escolas, participação em eventos, coleta residencial por meio de caminhão (que está fazendo o mesmo roteiro da coleta de lixo comum), coleta por meio de carrinhos de mão guiados pelos associados e disposição de contêineres nos principais pontos de Itaporanga.

“Contamos com a colaboração de todos os itaporanguenses para fazermos de nossa cidade um lugar melhor para se viver, respeitando o meio ambiente e reaproveitando o que se leva séculos para ser dissolvido no solo. As gerações futuras agradecem e nós também!”, finaliza o prefeito Cacheta.