31/08/2018 às 08:46:00
Itaporanga recebe veículo para Vigilância em Saúde

No dia 28 de agosto, terça-feira, o secretário municipal da Saúde Érico Onari, esteve em São Paulo representando o prefeito Cacheta para receber um Veículo MITSUBISHI L200 TRITON GL DIESEL 2.4 4x4 MT, do governo Federal, através do Ministério da Saúde.

O carro tem por finalidade ser utilizada na continuidade de ações de Vigilância em Saúde, visando à melhoria dos indicadores Epidemiológicos nas ações de controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

"Mais uma conquista para a nossa Saúde! Em breve teremos muitas outras conquistas para melhorar cada vez mais o atendimento em saúde na nossa cidade. Estamos trabalhando para sanar todos os problemas encontrados e dar sempre o melhor para a população", afirma o prefeito Vilson Cacheta.

Esse veículo visa facilitar o trabalho da Vigilância em Saúde (Sanitária e Epidemiológica) em conjunto com as equipes de PSFs para o enfrentamento dessas doenças relacionadas ao Vetor Aedes Aegypti.

Em 2014 o município teve 161 notificações e 108 casos confirmados de Dengue, mas devido às ações desenvolvidas (visitas dos Agentes de endemias e Agentes Comunitários de Saúde) os casos reduziram significativamente nos últimos anos.

Sabe-se que ainda existem muitos problemas no município como o acúmulo de reciclável (que está sendo resolvido com as ações da Associação de Reciclagem) e muitos quintais com acúmulo de lixo. O trabalho dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários é a orientação sobre a remoção desses objetos que é da responsabilidade do morador. Porém quando existem casos suspeitos de dengue, esses Agentes entram em ação e orientam o morador a remover os objetos que acumulam água. “É um trabalho árduo e repetitivo, já que o acúmulo de materiais muitas vezes está inserido na cultura de algumas pessoas. Mesmo não conseguindo resolver todos os problemas do município, os números de casos e notificações apresentam os resultados do trabalho silencioso desses heróis anônimos, que muitas vezes são recebidos de maneira ríspida por um ou outro cidadão que não entende as ações desenvolvidas”, explica Andréia de Fátima Freitas Ferreira, Coordenadora da Atenção Básica.

A Secretaria Municipal da Saúde de Itaporanga pede a colaboração de toda a população para evitar acúmulo de objetos em quintais que possam resultar em água parada e consequentemente formação de larvas do Aedes Aegypti.

Mapa Endereço: Rua: Bom Jesus, nº 738 - Centro - Itaporanga / SP
Horário Horário de Funcionamento:
Atendimento ao Publico de Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 as 17:00 horas

24/09/2018

IUV = 9.0
18°C MIN 32°C MAX
25/09/2018

18°C MIN 33°C MAX
26/09/2018

18°C MIN 28°C MAX
27/09/2018

19°C MIN 32°C MAX
28/09/2018

19°C MIN 31°C MAX
29/09/2018

17°C MIN 33°C MAX
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.