08 OUT 2018
Saúde de Itaporanga promove Mutirão da Oftalmologia

No dia 10 de setembro, o PSF Prefeito Nosor Orlando de Oliveira de Itaporanga sediou o 1º Mutirão da Oftalmologia de 2018. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde com o Hospital da Unesp de Botucatu, junto com a Famesp (Faculdade Método de São Paulo).

Ao todo, foram atendidos 200 pacientes que já possuíam encaminhamento médico pelo SUS. “Todos os atendidos neste mutirão já tinham passado pelo médico nas unidades de saúde do município e receberam encaminhamento para um oftalmologista. Para zerar a fila de espera nesta especialidade, que leva meses para agendamento e atendimento em consultas no Hospital da Unesp de Botucatu, fizemos uma parceria com a instituição para virem atender aqui em nossa cidade”, explica o secretário municipal da Saúde Érico Onari.

Para zerar a fila de espera de consultas oftalmológicas, a secretaria estará realizando mais dois mutirões este ano nos dias 8 de Outubro e 12 de Novembro. Somente pacientes com encaminhamento médico poderão ser atendidos no mutirão. “Pedimos que os pacientes que precisam passar em consulta procurem sua unidade de saúde para receberem orientações de como participar dos próximos mutirões”, salienta o secretário Érico.

O mutirão recebeu o ônibus da Unesp com profissionais da área da oftalmologia e atendeu, das 8h às 15h no PSF Prefeito Nosor Orlando de Oliveira, 200 pacientes com encaminhamento médico. “Estive no mutirão para conferir o excelente trabalho realizado pelo pessoal da Saúde da Unesp e da Famesp e aproveitei para passar por consulta também. Este é um serviço muito importante para nossa população que passa meses a espera de um atendimento com oftalmologista em outra cidade, se tudo der certo, com mais dois mutirões conseguimos zerar a fila de espera em nossa cidade”, conclui o prefeito Vilson Cacheta.

A Secretaria Municipal da Saúde comunica que para participar dos próximos Mutirões da Oftalmologia, que acontecerão nos dia 8 de outubro e 12 de novembro, a população deve procurar uma unidade de saúde mais próxima e se informar.

ESCLARECIMENTOS: o Mutirão atende apenas os pacientes com encaminhamento médico que passaram e agendaram na Central de Atendimento que fica junto a Farmácia Municipal, as prioridades são os encaminhamentos de pacientes com suspeita clínica que possa comprometer a saúde ocular. Novos encaminhamentos seguirão a fila de espera que já temos nas unidades de saúde. A intenção é que a cada 2 meses consigamos fazer esse mutirão para o ano que vem. Há dois tipos de pacientes que passarão pelo atendimento no Mutirão, os com suspeita clínica e os encaminhados a pedido (quando o paciente acha que ele não está bem e pede o encaminhamento para o médico do PSF). Os encaminhamentos a pedido serão colocado por ordem de data. Cada Mutirão este ano atenderá 200 pacientes previamente agendados.