08 OUT 2018
Itaporanga ganha Centro de Convivência do Idoso

Os idosos da cidade serão beneficiados com o CCI com capacidade para acolher
até 200 idosos acima de 60 anos

Nesta terça-feira, dia 25 de setembro, às 09h30, o Governo de São Paulo entregou o Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Itaporanga. O equipamento, localizado na Rua Pedro Alcântara de Morais - S/Nº, atenderá cerca de 200 idosos.

O Centro de Convivência do Idoso integra o Programa SP Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Para a construção da unidade, o governo estadual investiu o montante de R$ 250 mil e a contrapartida da prefeitura foi de R$ 29,506 mil.

O objetivo é oferecer um espaço de socialização, para evitar o isolamento da pessoa idosa. No local, idosos independentes com mais de 60 anos têm a opção de despertar novas habilidades, por meios de diversas atividades socioeducativas.

O Governo de São Paulo entregou 57 Centros de Convivência do Idoso e outros 132 estão em execução. Além disso, o Estado conta com 210 equipamentos que funcionam como espaços de convivência semelhantes aos CCIs e 60 Centros Dia do Idoso, totalizando 327 em São Paulo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social Gilberto Nascimento Junior, a proposta do Governo de São Paulo é que todos os municípios paulistas tenham um serviço de assistência social direcionado a atender os idosos. “Queremos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo. Espaços como este que inauguramos hoje possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo vida digna e mais saudável”.

O Centro de Convivência do Idoso de Itaporanga recebeu o nome do ilustre senhor Vicente Perez do Amaral, que foi professor de Ciências e vereador da cidade por quatro mandatos. Representando a família do homenageado, estiveram presentes seus filhos Stella, Virgínia e Marcio Perez.

A solenidade de inauguração do CCI “Vicente Perez do Amaral” contou com a presença, além do Secretário de Desenvolvimento Social do Estado Gilberto Nascimento Jr. e da família do homenageado, do Coordenador do CAS (Coordenadoria da Ação Social) Itamar Jr., da Diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Avaré Elza Castilho Albuquerque, do prefeito de Taquarituba José Clóvis de Almeida “Bola”, do prefeito de Itaporanga Vilson Rodrigues “Cacheta”, da primeira-dama Luciana Leite, do presidente da Câmara Municipal Marcelo Camargo, do vereador Gerson Viana, dos secretários municipais Moacir Medeiros, Cassiano Godoi, Marta Rosica, Thiago Macedo, José Viana e Kenji Narita, da coordenadora do CRAS Franciane Villen Marques, além dos idosos que já fazem parte dos projetos oferecidos pelo CRAS, e de representantes das instituições locais: Isabela Steinert do Lar São Vicente de Paulo, Oraide da Silva do Rotary Club de Itaporanga e da AMAI, Tereza Dias Ramos Roque do Clube da 3ª Idade, Luciana Azevedo e Sueli Senne do APAE, Suelen Coutinho da Casa da Criança e Matilde Ferreira Fabri do Coração de Maria.

Na ocasião, o prefeito Cacheta e o secretário Gilberto assinaram um protocolo de intenções para a adesão do município de Itaporanga ao Programa Recomeço, que promove ações preventivas do uso indevido de substâncias psicoativas, o enfrentamento ao tráfico de drogas, controle e requalificação de territórios específicos, oferece acesso à Justiça e à Cidadania, apoio socioassistencial e tratamento médico aos dependentes de substâncias psicoativas, suas famílias e comunidade.

O prefeito Cacheta aproveitou a oportunidade para entregar ao secretário Gilberto três ofícios, um pedindo recurso no valor de R$ 40 mil para a aquisição de equipamentos para o CCI, outro pedindo uma van para transportar os idosos em passeios externos e outro, de autoria do vereador Gerson Viana, pedindo uma academia ao ar livre para o CCI. “O secretário Gilberto se comprometeu a buscar recursos para essas aquisições e estamos confiantes de que conseguiremos”, afirma o prefeito Cacheta.

Após a cerimônia, os convidados se serviram na mesa de café e puderam conhecer o espaço do Centro de Convivência do Idoso. As atividades do CCI serão planejadas, conforme acordado no dia da entrega do prédio com os idosos na reunião do CRAS, prevista para as 14 horas, da próxima quarta-feira, dia 3 de outubro, todos os idosos estão convidados. O CCI está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 15:30h, e as atividades serão estabelecidas pela coordenadoria do CRAS juntamente com os idosos do município.

“Foi um evento muito bonito, com a presença de todas as autoridades, representantes de instituições locais e dos idosos do CRAS. A partir de agora nossos idosos terão um espaço só deles onde poderão se encontrar e desenvolver atividades voltadas especificamente a eles. Eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos para que esse dia acontecesse, um agradecimento especial para a Franciane Marques coordenadora do CRAS que se empenhou com muito carinho e dedicação para essa realização. Enfim, todos estão de parabéns!”, finaliza o prefeito Cacheta.

Sobre o Programa SP Amigo do Idoso

Lançado em 2012, o programa tem o objetivo de executar ações efetivas e integradas para a garantia do envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e resultando em uma nova postura diante do envelhecimento.

O programa propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e a participação da população idosa do Estado. São 11 Secretarias de Estado envolvidas e o Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP), sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social.