17 OUT 2018
Itaporanga recebe a Caravana TV Digital com atrações artísticas

A Caravana TV Digital, projeto promovido pela Seja Digital, entidade contratada pelo governo federal para operacionalizar a migração do sinal analógico de TV para o digital, esteve em Itaporanga no dia 14 de outubro, na Praça João Abdallah, trazendo tendas educativas, show musical e divertidas brincadeiras em comemoração a semana do Dia das Crianças.

Em Itaporanga, a caravana trouxe três tendas temáticas:

- Tenda TV Digital – exposição que conta a história da TV no Brasil com vídeos informativos e Tvs a tubo expostas, um antenista que explicará as técnicas de instalação do kit conversor, promotoras que farão o agendamento das pessoas para o recebimento do kit conversor via correio e o mascote da Seja Digital que irá distribuir adesivos.

- Tenda Socioambiental – exposição sobre meio-ambiente, distribuição de material educativo, atividades como confecção de colares de sementes, jogos interativos, contações de história, exposição de protótipos como Minhocário, Captação de Chuva e Litros de Luz.

- Tenda Arte e Educação – exposição sobre arte e educação, intervenções artísticas e vivencias com o público, como o parque do bambu, espécie de trepa-trepa; brinquedo de elástico que parece uma caverna, onde a criança traça seu próprio trajeto, parede sonora para tocar feita com material reciclado e oficineiros que convidam as crianças para brincar: torres gigantes, xadrez gigante, mala de brincar.

Todas as atividades foram supervisionadas por educadores, além de intervenções artísticas de mágica e circense durante todo o dia e show de MPB com os antigos integrantes do grupo Sambô. A população de Itaporanga compareceu ao evento e participou das atrações.

O sinal analógico de TV será desligado até o dia 28 de novembro de 2018 em todo o Brasil, e todos receberão o sinal digital de TV por meio de conversor e antena.

A Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população de baixa renda cadastrada em Programas Sociais do Governo Federal. A lista de beneficiários é fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação para que possam entrar em contato e agendar a retirada dos equipamentos.

Para saber se está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou se o agendamento já está liberado, o beneficiário deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos.

Para divulgar esse trabalho, a caravana Seja Digital está percorrendo as cidades do interior e litoral de São Paulo levando informação, orientação e muita diversão para os moradores e estudantes das localidades.