05 NOV 2018
Itaporanga recebe certificado digital do Mapa do Turismo Brasileiro

O Ministério do Turismo (MTur) liberou a emissão do certificado digital do Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019 para os 3.285 Municípios inscritos, dentre eles Itaporanga, que se destaca pelo Turismo Religioso e Rural. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a certificação é uma maneira de comprovar que o Ente municipal integra a lista dos destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda. Ou seja, uma forma de valorizar o trabalho da gestão local.

Além disso, os municípios que obtiveram o documento serão priorizados no repasse de investimentos federais destinados ao turismo. “Com a certificação, os municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo MTur, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor”, explica o secretário nacional de Estruturação do ministério, Totó Parente.

Instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, o Mapa do Turismo orienta o desenvolvimento das políticas públicas pelo MTur. Com a lista, a pasta define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada Município.

As mais de 3 mil cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério. A próxima atualização do Mapa está prevista para 2019, podendo retirar e incluir novos Municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.

“Nossa cidade, que já vinha se destacando no setor, agora ganha mais um aliado para incentivar e trazer recursos para cá no setor turístico. Cada vez mais Itaporanga fica conhecida e atrai a atenção para empresas do ramo se instalarem aqui, o que significa geração de empregos e renda, e investimentos federais para nossa infraestrutura. O município ganha, a população ganha. E essa trajetória está apenas começando. Nosso trabalho em cima do Turismo local é constante e traremos muitas outras conquistas para nossa gente”, conclui o prefeito municipal de Itaporanga Vilson Ap. Rodrigues “Cacheta”.