30 NOV 2018
Itaporanga recebe os Projetos Conhecendo a Amazônia e Vida Marinha - Cristina Portela

A bióloga e professora Cristina Portela esteve em Itaporanga até o dia 30 de novembro, com os Projetos Conhecendo a Amazônia e Vida Marinha que visa trabalhar a educação ambiental com os alunos das escolas do município. Doutora em Impactos Ambientais, a curitibana é proprietária da empresa Portela & Portela, que conta com museus itinerantes instalados em ônibus e carreta, que juntos compõem um dos maiores acervos de animais marinhos do sul do Brasil e da Amazônia, com mais de 100 espécies de animais verdadeiros.

Os projetos, inéditos em Itaporanga, são peça de doutorado da bióloga e já existem há 18 anos. Viajando o Brasil inteiro com aulas demonstrativas e expositivas nas escolas, os projetos de Educação Ambiental idealizado pela bióloga, em parceria com o Instituto Mata Atlântica do estado do Paraná, busca, desde 2000, ensinar e sensibilizar alunos das redes pública e privada sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, em especial os biomas aquáticos. Desde a sua inauguração, o projeto já atendeu mais de quatro milhões de visitantes.

As crianças de várias faixas etárias podem ver e tocar nos animais que estão taxidermizados, empalhados ou conservados em álcool. As aulas-palestras, ministradas por um biólogo, duram de 30 a 40 minutos e estimulam uma reflexão sobre o desenvolvimento humano e seu impacto sobre a diversidade da Amazônia e da Vida Marinha.

Embora a diversidade faunística disponível no projeto para as exposições seja consideravelmente significativa, nenhum espécime foi morto para esse propósito. Todos os animais expostos foram vítimas de ações humanas que, direta ou indiretamente, causaram sua morte. As exposições ocorrem dentro de um container, ou ônibus, refrigerado e equipado com bancos e uma bancada expositora com os animais, oferecendo um ambiente de aprendizado diferenciado e agradável. As aulas possuem uma linguagem adequada para cada nível educacional, abrangendo alunos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e graduação em biologia.
Em Itaporanga, os alunos das escolas municipais e particulares e da APAE participaram das aulas. Para a Educação Infantil é oferecida a oportunidade aos alunos de sentir as diferentes texturas dos animais, descobrir onde vive e como se alimenta, como foi morto, além de noções de educação ambiental.

Para o Ensino Fundamental é abordada uma metodologia pautada na classificação zoológica e noções sobre educação ambiental.

“Espera-se que ao final de cada exposição os participantes possam refletir sobre as ações do ser humano em relação ao meio ambiente, se reconhecer como parte dele e procurar ter atitudes que estejam ao seu alcance para modificar essa realidade”, salienta a Bióloga Cristina Portela.

“As crianças estão adorando as aulas-palestras, é uma experiência única que muitos jamais teriam. As escolas que receberam os projetos estão de parabéns em proporcionar esse aprendizado a seus alunos!”, conclui a secretária da Educação Marta Rosica.