17 DEZ 2018
Vigilância Sanitária de Itaporanga alerta sobre aparecimento de escorpiões

Os escorpiões são animais da classe dos aracnídeos, assim como as aranhas.

São animais peçonhentos, que inoculam seu veneno na presa, através do último segmento da cauda, denominado “télson”.

No Brasil, a espécie que causa mais acidentes graves é a do escorpião amarelo ou Tityus serrulatus, comum em algumas regiões.

O escorpião, que se alimenta principalmente de insetos, se adaptou muito bem nas cidades, vivendo no interior das galerias da rede de esgoto, que é um local onde encontra abrigo, alimento em abundância (baratas) e umidade.

Além disso, nesses locais, não existem predadores da espécie, e é, na grande maioria das vezes, através da rede de esgoto que eles se deslocam e invadem as residências, ocasionando acidentes.

Os escorpiões podem viver também em beira de rios e terrenos, e se alojarem em entulhos, mas dificilmente sairiam daí para invadirem residências.

A Vigilância Sanitária de Itaporanga alerta a população sobre o aparecimento de escorpião na cidade e o que fazer para prevenir:

PREVENÇÃO

O controle químico, ou aplicação de veneno, não é indicado, já que não é eficaz para eliminá-los, podendo surtir efeito contrário, desalojando os animais de seus abrigos, podendo causar acidentes. No entanto, a dedetização da casa é importante para eliminar baratas e aranhas, alimentos dos escorpiões. Inseticidas comuns mata o escorpião, mas precisa ser colocado diretamente sobre ele.

Em caso de acidentes, deve-se procurar imediatamente atendimento médico e não passar nada na picada, apenas lavar com água e sabão e fazer compressas de gelo.

Orientações básicas de manejo ambiental:

1 Mantenha quintais, jardins, garagens, depósitos e terrenos baldios sempre organizados: SEM mato, SEM entulho, SEM lixo, SEM restos de madeira;

2 Materiais coletados em terrenos baldios devem ser colocados em um buraco, cobertos com 30 cm de terra e compactado;

3 Vedar soleiras de portas com frisos de borracha (“rodinhos”);

4 Todo ralo deve ser sifonado ou com a grelha telada;

5 Mantenha móveis, camas, berços e sofás afastados 10 cm da parede;

6 Mantenha roupas de cama e cortinas afastados 10 cm do chão;

7 Não deixe roupas, toalhas, calçados e brinquedos no chão;

8 Sempre verifique o aparecimento de frestas, buracos e vãos em muros, calçadas e paredes, vedando-os rapidamente;

9 Vede frestas em caixas de inspeção, caixas de gordura e caixas de energia elétrica;

10 Mantenha o gramado sempre bem aparado;

11 Telhas, tijolos, blocos, madeiras, pedras, lenha e ferro velho devem ser remanejados com frequência para inspeção e mantidos longe da residência (utilizar luvas de raspa de couro);

“Essas orientações servem para que não haja infestação de escorpiões em nossa cidade, como vem ocorrendo em diversas cidades do país nessa época do ano”, explica Andreia de Fatima Freitas Ferreira, Enfermeira e Diretora da Vigilância Sanitária.