17 DEZ 2018
Para-raio é instalado na Creche Escola Hernani a pedido do Prefeito Cacheta

Construída em 2008, a Creche Escola Prefeito Hernani Camargo não teve todo seu projeto concluído. A construtora Mazeto, contratada pela administração municipal passada, faliu e deixou a obra sem terminar, ficando por responsabilidade da prefeitura o término da construção.

No projeto modelo padrão do governo do estado, a escola era para ter em sua estrutura o Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica (para-raio), o qual deveria ter sido instalado junto com a fundação do prédio. O custo para o serviço, à época, seria de R$ 9 mil.

Em 2015, o engenheiro da prefeitura Hélio Hamamoto pediu a administração a abertura do processo licitatório para aquisição e instalação dos para-raios na escola Hernani, mas o pedido não foi atendido e a Educação de Itaporanga ficou com pendências junto ao SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação).

Devido a esta pendência, a Educação do município deixou de arrecadar verbas do governo federal para aquisição de veículos escolares, carteiras escolares, dentre outros.

Procurado pela secretária municipal da Educação Marta Rosica, o prefeito da administração atual, Vilson Rodrigues Cacheta, tomou ciência do ocorrido e imediatamente pediu a abertura de licitação para a aquisição e instalação dos para-raios.

Hoje, a instalação está em fase final e a Educação municipal já se regularizou junto ao SIMEC para voltar a receber verbas federais.

A empresa vencedora do processo de licitação foi a Sul Engenharia e a instalação do Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica (para-raio) custou a prefeitura R$ 30 mil.

"Infelizmente a administração passada deixou essa pendência para nossa Educação, o que acarretou um grande prejuízo aos cofres públicos. Além do município ter deixado de receber verbas federais para melhorar nossa Educação, tivemos que arcar com um gasto três vezes maior do valor que custava há dez anos. Nossa administração preza muito a Educação e proteção de nossas crianças, por isso quando eu soube do que estava acontecendo imediatamente pedi para que abrissem licitação para contratar uma empresa para instalar os para-raios, para que a Secretaria da Educação pudesse se regularizar junto ao SIMEC e voltar a receber as verbas que o governo federal disponibiliza aos municípios que cumprirem suas metas e obras. Graças a Deus tudo deu certo e pudemos realizar esse grande feito que protegerá nossas crianças e profissionais da educação que trabalham com muito carinho e dedicação na Creche Hernani", esclarece o prefeito Vilson Rodrigues Cacheta.