18 DEZ 2018
TURISMO
Itaporanga fica pronta para a chegada do Natal “Laços de Ternura” e o Show da Virada do Ano, com decorações feitas de recicláveis

Organizadas e executadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura - com apoio das escolas Epitácio Pessoa, Cel. Vicente Russo do Amaral, Padre Osvaldo, Dom Athanazio, Creche Prefeito Hernani, Creche Professora Aparacida J. Baumguertner, Creche do Bairro Rio Verde, Fundo Social de Solidariedade, Projeto Pequeno Aprendiz, CRAS, APAE, colaboradores e equipe do setor de serviços gerais da prefeitura -, as decorações de natal de Itaporanga deste ano foram todas feitas com material reciclável, principalmente com garrafas pet e pneus, seguindo o perfil dos municípios turísticos que visam a preservação do meio ambiente.

Com o tema “Laços de Ternura”, as decorações tiveram um toque especial com os milhares de laços confeccionados pela Secretaria de Turismo e Cultura que se dedicou a levar o espírito natalino ao munícipio.

Pneus descartados no Ecoponto da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente viraram bonecos de neve, guirlandas e bolas de árvore de natal. Garrafas pet, doadas pela população e separadas pela Associação dos Profissionais da Reciclagem, transformaram-se em árvores e guirlandas. Tecidos, papéis, cones, calotas de carros, madeiras e tintas de diversas cores deram um toque especial e mágico às decorações que chamam a atenção de todos, principalmente das crianças que ficam encantadas.

O trevo da entrada da cidade, com árvore de natal, boneco de neve e caixa de presente, tudo feito com garrafas pet, foi decorado pelo Fundo Social de Solidariedade, com apoio do Pequeno Aprendiz, através do Projeto “Natal Espetacular” do Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo (FUSSESP). Lançado neste ano, o projeto trabalha com o reaproveitamento de garrafas pet para a decoração de Natal dos municípios. A iniciativa visa a preservação do meio ambiente e também o desenvolvimento do turismo com a criação de novos pontos turísticos nas cidades. O “Natal Espetacular” tem por objetivo qualificar cinco pessoas em situação de vulnerabilidade social em técnicas de artesanato e reciclagem, para confeccionarem enfeites natalinos a partir de garrafas pet. O FUSSESP disponibilizou a capacitação de monitores municipais, e estes ficaram responsáveis pela formação profissional e a destinação dos recursos para viabilizar a realização do programa “Natal Espetacular”.

As outras regiões da cidade, como a Praça João Abdallah, a Avenida Santa Cruz, o Calçadão e a Rua Dr. Felipe Vita foram decoradas pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura com a colaboração das escolas, instituições e funcionários do setor de serviços gerais. “Tudo foi feito com muito carinho por nós. Reaproveitamos algumas decorações do ano passado e criamos novas decorações com garrafas pet separadas pela Associação de Reciclagem do nosso município. Gostaria de agradecer a Associação, aos artistas locais que desenharam em algumas placas natalinas, ao CRAS que colaborou com a decoração, ás escolas que se comprometeram a realizar decorações específicas e, principalmente, agradecer aos colaboradores e funcionários do pátio que estiveram a todo o momento nos ajudando na confecção e instalação das decorações. Este ano, a decoração foi feita em cima do tema “Laços de Ternura”, com a predominação de laços confeccionados com tecido TNT e arame. Por Itaporanga ser uma cidade turística, nosso comprometimento é com o meio ambiente, reaproveitando recicláveis e decorações antigas. Tudo foi reaproveitado para que nossa cidade pudesse entrar no clima natalino com muita cor e luz, seguindo diretrizes do pacto firmado com a ONU”, explica e agradece o secretário de Turismo e Cultura Cassiano Godoi.

As decorações ficarão expostas até o tradicional Dia de Reis, em 6 de janeiro.

A Prefeitura Municipal de Itaporanga pede a colaboração de todos para manter as decorações em perfeitas condições para que a cidade não perca o clima natalino.

SHOW DA VIRADA DO ANO

A Prefeitura Municipal de Itaporanga e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura convidam a todos para o grande Show da Virada que acontecerá na noite do dia 31 de dezembro, na Concha Acústica, localizada á frente da Praça João Abdallah. Som ao vivo e fogos de artifício farão a festa de boas vindas de 2019. Não percam!