04 JAN 2019
Bairro Cruzeirinho e Aldeia Tekoá Porã, de Itaporanga, recebem prêmios pelos Pontos de Cultura

No dia 28 de dezembro de 2018, representantes do Bairro Cruzeirinho e da Aldeia Indígena Tekoá Porã, da cidade de Itaporanga, estiveram na Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo, para receber os prêmios por suas iniciativas culturais.

A premiação “Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva no Estado de São Paulo” é fruto de um convênio de 15 milhões de reais, celebrado entre o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado.

A iniciativa Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes.

As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem como objetivo assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do Estado de São Paulo. A política também busca garantir o acesso aos meios de fruição e difusão cultural, para potencializar energias sociais e culturais e dar vazão à dinâmica própria das comunidades, entrelaçando-as e desenvolvendo uma cultura cooperativa e transformadora.

Foram contempladas 144 iniciativas com incentivo financeiro no valor de R$ 60 mil reais, sendo 100 entidades culturais com CNPJ e 44 coletivos culturais, e 400 entidades com CNPJ que receberam a premiação em forma de Kit Cultural Audiovisual ou Musical no valor de R$ 12 mil.

Itaporanga recebeu dois prêmios graças aos trabalhos realizados pela população nas comunidades do Bairro Cruzeirinho, por meio do Coletivo Amigos da Cultura, no valor de R$ 60 mil, e da Aldeia Indígena Tekoá Porã, por meio da Associação Nhande Tape, no valor de R$ 12 mil em Kit Audiovisual. O Cruzeirinho se destacou por fomentar e valorizar a gastronomia caipira e artesanal, mostrando união da comunidade local em expandir sua cultura. A Tekoá Porã ganhou o prêmio por desenvolverem atividades típicas da cultura indígena através de danças, crenças, artesanatos, dentre outros.
Além dos prêmios, as duas comunidades também receberam a Certificação do Ministério da Cultura, através da Rede Cultura Viva, como “Pontos de Cultura”, engrandecendo ainda mais os atrativos culturais de Itaporanga que, no ano passado, conquistou o MIT (Município de Interesse Turístico).

“Cada conquista para nossa cidade e nossa gente é gratificante, pois demonstra o quanto todos estão unidos e engajados no desenvolvimento turístico e cultural de nosso município, o que fortalece ainda mais o nosso trabalho em divulgar nossa cultura e nosso turismo. O Bairro Cruzeirinho e a Aldeia Tekoá Porã estão de parabéns pelos brilhantes trabalhos culturais e pelas premiações”, parabeniza o prefeito municipal de Itaporanga Vilson Rodrigues “Cacheta”.