10 JAN 2019
Vigilância alerta: Larvas do mosquito da Dengue foram encontradas em Itaporanga

Depósitos de água irregulares, vasos e frascos com água, garrafas retornáveis, recipientes de gelo em geladeiras; além de materiais em depósitos de construção, lixo, sucatas e ferro velhos, são alguns dos mais frequentes focos do mosquito Aedes aegypti encontrados pelos agentes de endemias em residências.

A picada do Aedes, também conhecido como "mosquito da Dengue", é capaz de transmitir a Chikungunya, Zika e a Dengue. Com a chegada da época do calor e do período chuvoso, todo cuidado é pouco para não deixar água parada em casa, e para enfrentar este problema é preciso a união de toda sociedade para que cada um faça a sua parte.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, em 2018, foram notificados 19 casos suspeitos de Dengue em Itaporanga, tendo sido confirmados 6 casos e 13 descartados.

Os agentes de Combate a Endemias estão encontrando muitas larvas do mosquito da dengue em residências, quintais e terrenos baldios, o que pode levar o município a ter outra epidemia da doença, igual aconteceu em 2014, quando a cidade teve 114 casos confirmados.

Para evitar uma nova epidemia, a Vigilância Sanitária vai usar a lei municipal 2269/2015 que multa os proprietários de imóveis que forem encontrados focos de dengue (criadouros com larvas do Aedes Aegypti). As multas vão de leve a gravíssima.

“Esperamos que com essa ação consigamos diminuir a infestação do mosquito e consequentemente a diminuição de casos de dengue. Todo ano a campanha contra a Dengue é constante e a população já está ciente dos riscos de manter água parada dentro e fora de casa. É preciso que todos façam a sua parte, principalmente nesse período de muito calor e chuvas, para não deixar recipientes com água parada. Pedimos a colaboração de todos e quem souber de terrenos ou quintais com água parada denunciar na Vigilância pelo telefone 3565-1511, ramal 205”, salienta Andréia de Fatima Freitas Ferreira, Enfermeira - Coordenadora da Atenção Básica do Município de Itaporanga.