29 OUT 2019
8 MOTIVOS PARA COMPRAR COMIDA LOCAL

8 MOTIVOS PARA COMPRAR COMIDA LOCAL

1- É MAIS NUTRITIVA E BARATA
Quanto mais rápido o alimento chegar até você, maior é a probabilidade de ele não ter perdido todos os nutrientes benéficos para a sua saúde. Alguns alimentos, mesmo que in natura, podem ter seus valores nutricionais alterados devido a condições precárias do solo em que foi produzido, entre vários outros fatores. Em comércios pequenos o preço também tende a ser mais acessível.

2- MAIS SABOR
Alimentos que viajam longas distâncias em caminhões ou qualquer outro transporte ficam velhos e perdem grande parte do sabor antes de chegar até a sua casa. Se você comprar do pequeno produtor em uma feira livre de rua, por exemplo, terá alimentos mais saborosos e de melhor qualidade.

3- É MAIS SEGURA
A agricultura local trabalha com mais responsabilidade, proporcionando um ecossistema saudável em seus campos e se importando mais com seus consumidores.

4- PRESERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
No sistema de agricultura moderno as variedades das plantas são escolhidas pela sua habilidade de amadurecerem uniformemente, resistirem a colheita, sobreviverem ao empacotamento e durarem bastante nas prateleiras do mercado. Por isso há pouca diversidade genética em produções de larga escala. Produtores locais plantam diversas variedades para ter produtos de maior qualidade, com cores, sabores e nutrientes em seu máximo.

5- SUPORTE DE FAMÍLIAS LOCAIS
Além de ajudar famílias e agricultores que moram em regiões afastadas e sem grandes oportunidades de emprego, o consumo de produtos locais ajuda a aquecer a economia de pequenas comunidades. O dinheiro arrecadado é investido no mesmo local, proporcionando uma melhor qualidade de vida para eles e para nós, consumidores.

6- PRESERVAÇÃO DE ESPAÇOS ABERTOS
Ao comprar comida local você ajuda a preservar as paisagens e o ecossistema como um todo. Quando os fazendeiros são pagos por seus produtos com por preços justos, menor é a probabilidade de venderem suas terras.

7- CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE LOCAL
Ao comprar um alimento em comércios pequenos você está criando uma conexão entre quem come e quem planta. Saber qual alimento vem com determinada época do ano é incrível. Indo a feiras livres de rua regularmente você passará a prestar atenção em quais alimentos são ofertados, além de conhecer vários outros que talvez nunca tenha visto.

8- INVESTIMENTO NO FUTURO
Ao apoiar agricultores locais hoje, você está garantindo que eles continuarão a existir em sua comunidade amanhã. E isso também significa sempre ter oferta de comida boa e de qualidade na sua casa.

#AGRICULTURAFAMILIAR #COMPREDOPEQUENOPRODUTOR #QUALIDADEDEVIDA

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/528475981066731