29 OUT 2019
JÁ OUVIU FALAR DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

JÁ OUVIU FALAR DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?

A gente não quer bagunçar muito sua cabeça, então...Calma, é simples!!! Os Objetivos do Desenvolvimento do Sustentável (ODS) foram estabelecidos pelo Programa das Nações Unidas (ONU), com meta se serem atingidos até 2030.
Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
Já estamos caminhando para 2020 e temos mais 10 anos pela frente, mas o tempo voa e por isso precisamos nos unir! Para atingirmos as metas de cada objetivo desta agenda global até 2030.
Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 10 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta:
Pessoas
Determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.
Planeta
Determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.
Prosperidade
Determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
Paz
Determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.
Parceria
Determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.
Os vínculos e a natureza integrada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são de importância crucial para assegurar a vida do planeta, assim a vida de todos será profundamente melhorada e nosso mundo será transformado para melhor.
Mas… e eu com isso?
Todas as nossas ações impactam o planeta em que vivemos, seja positiva ou negativamente. Se queremos construir um mundo melhor, mais sustentável e mais justo, todos nós devemos ter um papel ativo nessa construção, repensando nossos hábitos e promovendo ações que beneficiem o planeta e as pessoas à nossa volta. A Agenda 2030 é um acordo entre países, mas que não pode ficar restrita apenas aos governos. Empresas, organizações sociais e indivíduos são essenciais para que as metas sejam atingidas dentro do tempo estipulado. Nós, como cidadãos brasileiros, temos a responsabilidade de fazer com que nossa Cidade cumpra seu papel na agenda, sendo um exemplo para outras pessoas na construção de um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
Se cada um fizer a sua parte poderemos mudar e ajudar a salvar nosso Planeta, nosso Pais e nossa Comunidade, para isso explicaremos a cada dia 1 OBJETIVO DA AGENDA 2030 e as boas praticas que você pode adotar em sua casa e sua vida.

VAMOS AJUDAR A CUIDAR DO NOSSO PLANETA!

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/528494184398244