10 FEV 2020
Itaporanga recebe equipe gestora do Caminho da Fé

Aconteceu no dia 07 de fevereiro de 2020, na Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz, UMA IMPORTANTE reunião de preparação e inserção do município de Itaporanga/SP, no tradicional e nacionalmente reconhecido CAMINHO DA FÉ.

A equipe da Prefeitura Municipal (Secretaria de Turismo e Cultura, Obras e Engenharia), juntamente com o Prefeito Municipal Douglas Roberto Benini, presença do Senhor Orlando Pereira Barreto Neto, Ex-Prefeito de Brotas e incentivador do Turismo Regional, membros da Associação de desenvolvimento humano São João Batista e comunidade monástica da Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz, receberam com muito entusiasmo a gestora executiva Camila Bassi Teixeira e o Assessor de Manutenção e Sinalização da Rota Bruno Turbianni para continuidade na tratativa e inicio do mapeamento da rota.

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha). Feito por alguns peregrinos em direção ao Santuário de Aparecida, em uma rota alternativa a outras, predominantemente, pavimentadas, a rota foi oficializada, em 2005. Atualmente há diversos caminhos até Aparecida, com saídas partindo de Águas das Pratas e inserção por vários ramais.

O Caminho da Fé é uma rota sinalizada por setas amarelas e composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas compondo o percurso, incluindo municípios do estado de São Paulo e também do Estado de Minas Gerais.

A peregrinação é, antes de tudo, uma viagem a um lugar sagrado, quer para um local próximo ou para um local distante. Mas é mais que isso, porque como peregrinos, os viajantes se deparam com rituais, objetos e arquitetura sagrada. Viajando sozinhos ou em grupo, a experiência da viagem pode ser tão importante quanto alcançar um objetivo específico.

A solicitação de inserção do Município de Itaporanga, ocorreu em 2017 e desde então todos os procedimentos, conversas e etapas vem sendo executadas para realização desse feito histórico, que privilegiará não só o turismo religioso, mas a preservação da Abadia, e também toda sua abrangência, estimulando o comercio local em todas as suas vertentes, desenvolvimento e economia do município.

Fonte: https://www.facebook.com/prefeituraitaporanga/posts/2744732398905872