Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Twitter
Notícias
Principal   Notícias
 

31/07/2018 às 10:14:00
Itaporanga participa de treinamento do Agita São Paulo

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, representantes da Saúde, do Social e da Educação da prefeitura municipal de Itaporanga participaram do 5º Curso Estadual do Programa Agita São Paulo, na cidade de São Pedro, que o Programa Agita São Paulo realizou, para um grupo de 201 pessoas (representantes de 123 municípios). O principal objetivo foi capacitar os participantes a desenvolver programas que estimulem a prática de atividade física para eliminar o Sedentarismo, o inimigo número um da saúde pública, e segunda causa de morte no mundo. Com a capacitação, os participantes ficam responsáveis em promover a atividade física nos diferentes grupos especiais (crianças, idosos e trabalhadores) e orientar como fazer um programa de atividade física nos municípios que atuam.

Entre os pilares do programa está a divulgação dos benefícios da prática regular da atividade física e a recomendação para que todos pratiquem ao menos 30 minutos de atividade todos os dias. “Em casa, na escola, na rua, no trabalho… Você pode fazer atividade física em todo lugar: subindo e descendo escadas, limpando a casa, andando a pé, divertindo-se e o melhor: sua saúde vai agradecer”, informa a “bula” do “Agitol”, um material de divulgação feito em forma de caixa de remédio para destacar os benefícios da prática.

A prática de atividade física regular tem ampla relação com a saúde física e mental. Segundo os dados apresentados pelo Agita São Paulo, reduz as chances de ter diabetes tipo 2 em 40%, doença cardiovascular em 35%, hipertensão em 30%, dor nas juntas e nas costas em 25% e câncer de colo e mama em 20%.

“É um instrumento poderoso para construir saúde” disse Matsudo, o médico que coordena o programa. Ele destacou também que segundo as últimas pesquisas, a prática de atividades ao longo do dia também provocam efeitos benéficos. “Todo passo conta contra o sedentarismo”, afirmou. É importante incluir atividades no dia-a-dia, como dar preferência às escadas, alongar-se e andar sempre que puder.

Agora, Itaporanga tem três pessoas capacitadas em desenvolver o programa no município, são elas: Erico Onari, Secretário Municipal da Saúde, Marina de Jesus Queiroz Oliveira, Coordenadora de Serviços do CRAS, e Henrique Almeida Santos, Professor de Educação Física. Em breve, Itaporanga divulgará os projetos que envolvem o programa Agita Galera, um viés do Agita São Paulo, que irá mobilizar todos os cidadãos à prática de exercícios físicos para a saúde.

(fonte: www.portalagita.com.br)

 
 
 
 
Endereço
Rua: Bom Jesus, nº 738 - Centro
CEP: 18480-000
Atendimento
Segunda-feira a Sexta-feira das 08:00 as 17:00 horas
Telefone
(15) 3565-1397
Newsletter
Cadastre-se e receba informativos da Prefeitura de Itaporanga
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.