05/02/2019 às 11:06:00
Secretaria de Turismo de Itaporanga realizará mutirão para cadastramento de empresas do seguimento turístico no CADASTUR

Itaporanga já está no mapa turístico do interior paulista e é atração no setor por conta da Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz - com sua majestosa igreja, mosteiro, bosque e cemitério dos padres -, pelas belezas naturais - com suas grutas, cavernas e paredões de pedra -, e pelo turismo rural - com toda sua cultura e culinária típicos.

Para fomentar o turismo local, a administração pública do prefeito atual, Vilson Rodrigues "Cacheta", criou a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura que desde então vem trabalhando para fortalecer os pontos turísticos do município. Esse trabalho levou Itaporanga a conquistar espaço no mapa turístico regional e o título de MIT (Município de Interesse Turístico).

Com a visibilidade de Itaporanga no Mapa Turístico Brasileiro, a Secretaria Municipal de Turismo realizará um mutirão para que as empresas do setor (bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, agências de viagens e turismos, organizadores de eventos, transportadores turísticos e afins) façam o cadastramento no CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo), para assim adequarem seus serviços para receber turistas e para serem divulgados como prestadores de serviço de qualidade no seguimento turístico.

"Itaporanga precisa estar preparada para receber o turista. E prestador de serviços é a peça essencial para o desenvolvimento do turismo e do setor em que atua, dentro de Itaporanga", salienta o secretário municipal de Turismo Cassiano Godoi.

O CADASTUR é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficias de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal. É um banco de dados, que além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro, e é feito de forma GRATUITA.

"O Brasil é uma terra de muitas culturas, crenças e povos. Uma nação multicolorida, divertida e com diversos lugares maravilhosos para se conhecer, o que torna cada visita uma experiência única e enriquecedora. Hoje, Itaporanga, além de valorizar os pontos turísticos em evidencia, busca também a valorização dos prestadores de serviços turísticos, identificados como restaurantes, hotéis, pousadas, agências turísticas, entre outros. Por isso, a importância do cadastramento dos mesmos junto ao Ministério do Turismo através do CADASTUR - um sistema online de cadastro que visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. Por isso, estamos fazendo uma campanha para que os prestadores de serviços do município façam parte do CADASTUR", explica o secretário Cassiano Godoi.

A data do mutirão ainda não está certa, mas a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura pede para que todos os interessados acompanhem suas redes sociais na internet, pois em breve divulgarão novas informações.

Benefícios do CADASTUR:

• Acesso a linhas de crédito junto a bancos oficiais;
• Visibilidade para o seu negócio, por meio dos sites www.cadastur.turismo.gov.br e www.viajelegal.turismo.gov.br
• Oportunidades de qualificação, por meio dos programas e projetos oferecidos por diversas áreas do Ministério de Turismo;
• Classificação dos meios de hospedagem;
• Oportunidades de negócios e acesso a mercados nacionais e internacionais;
• Credibilidade de que a empresa está formalizada e que está operando de acordo com as leis brasileiras;
• Informações e apoio por meio de um Ambiente de Negócios online restrito aos prestadores que estão com o cadastro regular.

Para se cadastrar, é necessário pertencer a uma das 15 atividades cadastráveis junto ao Ministério de Turismo, sendo sete obrigatórias e oito de cadastro opcional:

Cadastro obrigatório:
-Acampamento Turístico
-Agência de Turismo
-Guia de Turismo
-Meio de Hospedagem
-Organizadora de Eventos
-Parque Temático
-Transportadora Turística

Cadastro opcional:
-Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares
-Casa de Espetáculos & Equipamento de Animação Turística
-Centro de Convenções
-Empreendimento de Entretenimento e Lazer & Parque Aquático
-Locadora de Veículos para Turistas
-Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva
-Prestador Especializado em Segmentos Turísticos
-Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos

Para mais informações: tel 015 35651379 e email: turismo@itaporanga.sp.com.br.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet
icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.