19 MAI 2013
Escola Dom Athanázio realiza missa em homenagem ao seu patrono

Pela escola - Nascido na Alemanha em 16 de maio de 1888, recebeu o nome de Ludovico Merkle, adotando o nome de Athanázio por ocasião de sua vida religiosa.

Criado em uma família numerosa e também muito religiosa, sentiu ainda jovem o chamado para a vida monástica. Porém enfrentou muitos desafios e assim como o apóstolo Paulo, deu testemunho de sua fé, confiando sempre na misericórdia de Deus, mesmo diante das maiores dificuldades entre as quais a 1ª Guerra Mundial onde serviu como enfermeiro.

Após uma vida muito intensa na Europa chega ao Brasil em busca de uma nova vida e para a nossa felicidade após buscar em várias regiões do Brasil recebeu de dom José Carlos de Aguirre, então bispo de Sorocaba as paróquias de Itaporanga e Riversul onde enfrentou novamente muitos desafios.

Com muito trabalho, amor e fé cuidou da espiritualidade do nosso povo, ao mesmo tempo em que realizava o sonho da construção de uma nova e bela casa para seus irmãos, o Mosteiro Nossa Senhora de Santa Cruz, um ícone da fé e da cultura de nossa cidade.
NOSSA ESCOLA

Em 10/04/1980, através do Decreto 14.925 foi criada uma nova escola em Itaporanga sob a direção do prof. Islê de Oliveira Ferraz, localizava-se na Avenida Santa Cruz onde hoje funciona o pátio da Prefeitura com a denominação de EEPG Vila Alvorada. No entanto, em 1982 a escola foi transferida para o atual local, e em novo prédio que recebeu a denominação de de EEPG “Dom Athanázio Merkle, uma justa homenagem a esse grande homem que muito contribuiu para a nossa cidade.

Municipalizada em 29 de agosto de 1997 e baseado no Decreto 1405/2001 passou a ser chamada de E.M. Dom Athanázio Merkle.

Com certeza é um privilégio e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para todos que trabalhamos aqui. Contamos com a intercessão de nosso querido monge para a seu exemplo confiar sempre na misericórdia de Deus, promovendo a vida e o bem onde Deus nos colocou.
Contamos com a graça de Deus e a colaboração de todos para cada vez mais buscar o melhor para a nossa comunidade escolar, aprendendo a cada dia um pouco mais. A equipe gestora agradece a todos pela presença e participação.