24 MAI 2013
Itaporanga no Seminário Regional sobre resíduos sólidos

Aconteceu no último dia 23 no auditório do DAEE de Piraju, o Seminário Regional sobre Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos na UGRHI Alto Paranapanema, promovido pelo Comitê de Bacias Hidrográfica do Alto Paranapanema - CBH-ALPA.

A abertura coube ao prefeito de Itaporanga e Presidente do CBH-ALPA José Carlos do Nute Rodrigues, David Ayub, secretário Executivo do CBH-ALPA, Dra. Zuleica Maria de Lisboa Perez, Coordenadora de Planejamento Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Antonio Cezar Leal, professor da FCT/UNESP e do anfitrião, prefeito Municipal de Piraju, Jair Cesar Damato.

Além do prefeito Zé do Nute, Itaporanga esteve representada por Getúlio Guarnieri, interlocutor do Município Verde Azul, bem como do presidente da Câmara Municipal de Itaporanga, Elias Lagos Alves.

O encontro teve como objetivo apresentar diagnóstico da situação dos resíduos sólidos urbanos e da organização de materiais recicláveis na UGRHI Alto Paranapanema; discutir sobre organização dos catadores  e incentivar técnicos e gestores municipais a desenvolverem atividades conjuntas para o gerenciamento dos resíduos  em cada município, especialmente na organização dos catadores e de implantação de coleta seletiva em suas localidades

Além de Prefeitos, participaram técnicos de órgão Públicos, catadores de materiais recicláveis, membros de Comitês de Bacias Hidrográficas, professores e estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, membros de organizações ambientalistas, associações de moradores e comunidade regional.

João Paulo Peres Bezerra da FCT/UNESP; Luiz Antonio Ferro da Secretaria Executiva do CBH ALPA e Dra. Zuleica Maria de Lisboa Peres da secretaria do Meio Ambiente, proferiram palestras sobre o tema. E sobre experiências de gerenciamento, palestraram Antonio Luiz Paula Meira, da Prefeitura Municipal de Piraju; Sandra Adriana Libaneo Paulo, da Prefeitura Municipal de Angatuba e Darci de Oliveira, da Rede Solidária Cata-Vida/CEADEC.

Também prestou informações aos participantes o representante do Banco do Brasil, da Superintendência Estadual de São Paulo Oeste - Bauru, o analista de Desenvolvimento Sustentável,  Sérgio Portes.

Zé do Nute destacou a importância do evento, pois na oportunidade foi apresentado a fotografia de como se encontra a situação dos resíduos sólidos urbanos nos municípios que compõem o CBH ALPA.