12 JUN 2018
Prédio da Escola Municipal do Bairro Cruzeirão é interditado

O prédio da Escola Professor Júlio Gonçalves de Oliveira, do Bairro Cruzeirão, foi interditado no dia 21 de maio de 2018 devido ao estado de deterioração do prédio por falta de manutenção. Sua estrutura foi avaliada como inadequada para o andamento das aulas, um descaso dos gestores municipais anteriores que não deram a devida atenção à escola do bairro.

Em 2015, a Vigilância Sanitária de Itaporanga notificou através de ofício a Secretaria Municipal da Educação sobre as condições precárias do prédio em todas as repartições e deu prazo para a regularização e a então Secretária da Educação da época respondeu conforme ofício Nº 61/2015 que até meados de 2016 estaria regularizado, pois o setor de obras tomaria as devidas providências sobre a reforma do prédio da escola, mas nada disso ocorreu.

A atual gestão, do prefeito Vilson Aparecido Rodrigues “Cacheta”, tomando conhecimento dos ofícios da Vigilância Sanitária e através da vistoria da equipe da engenharia responsável e com o olhar voltado para a segurança e bem estar de todos, decidiu então interditar o prédio.

O prefeito Cacheta juntamente com sua equipe da Educação foi até o bairro para esclarecer para a comunidade local que será construída uma nova escola e que levará alguns meses para o início da obra, devido aos tramites da documentação e licitação. O prefeito também deixou claro em sua fala que é desumano e preocupante deixar alunos, professores e funcionários naquele espaço que se encontra em péssimo estado de conservação e que a construção da nova escola irá garantir dignidade e melhores condições de aprendizagem para todos.

Os alunos do Ensino Fundamental já se encontram provisoriamente na Escola Patrimônio Coração de Jesus, no Bairro Cruzeirinho, e os alunos da Educação Infantil ficarão no próprio bairro no “antigo postinho” que foi reformado para o atendimento dessa faixa etária e para manter o vínculo afetivo professor/aluno e garantir a aprendizagem dos mesmos. Todos continuarão com as mesmas professoras.

De acordo com a engenharia da prefeitura verificam-se as seguintes anomalias no referido prédio:

- Tendo em vista a umidade na parte inferior da alvenaria, a pintura encontra-se totalmente deteriorada;

- Devido o recalque do piso do lado posterior do prédio, ocasionou uma trinca longitudinal separando os pisos;

- Verifica-se que a alvenaria do cômodo utilizado como berçário encontra-se totalmente desunido das demais alvenarias de encontro;

- Os pisos revestidos de cimento queimado no pátio/refeitório encontram-se em vários pontos danificados;

- Encontram-se várias trincas a 45º sob as janelas evidenciando recalques diferenciados (afundando parte do prédio);

- Devido ao acúmulo de águas em dias de chuva, bem como falta de impermeabilização o emboço/reboco do alicerce encontra-se totalmente deteriorado;

- Os forros de madeira encontram-se deteriorados devido as goteiras no telhado, sendo necessário sua total substituição.

- Na cobertura encontram-se ripas quebradas que deverão ser substituídas imediatamente.