ABELHAS JATAÍ EM AÇÃO NA AGRICULTURA DE ITAPORANGA
Quantas abelhas foram necessárias para produzir seu almoço hoje, ou o café da manhã de ontem, ou o jantar de amanhã? Você sabia que mais de 70% de todo alimento que vai para sua mesa só é produzido graças à ação polinizadora das abelhas?
Muito se fala sobre a morte das abelhas pelo Mundo inteiro, mas pouco se fala dos Preservacionistas, Pesquisadores e Criadores Meliponicultores que multiplicam os números de abelhas diariamente com seus cuidados, preservação e amor por estes animaizinhos tão simpáticos.
Para entendermos bem este fator preservação e atuação na polinização de flores para produção de alimentos temos o exemplo aqui em Itaporanga/SP, onde já existe o aluguel racional de Abelhas Nativas Sem Ferrão(Jataí).
A parceria aconteceu graças ao Secretário de Turismo Cassiano Godoy, que indicou o meliponicultor para realização dos trabalhos junto ao produtor rural. Uma parte desta parceria entra com as Abelhas e a outra com a área cultivada, que pode ser para produção de frutos, flores ou sementes.
Os pioneiros nesta parceria são o Meliponicultor Prof. Tadeu, responsável técnico pelo Jardim de Mel de Itaporanga e o Produtor Rural Wagner Ramalho, do Sítio Ramalho no Bairro São Sebastião.
Wagner também é Presidente da Associação de Produtores Rurais ITAPOFAM e conheceu a técnica de uso de abelhas nativas para polinização através do Engenheiro Agrônomo Dr. Narita da Hortec Tecnologia de Sementes.
“Agora é esperar o trabalho destas abelhinhas e depois só colher os frutos desta parceria.” Comentou o Produtor Wagner após a implantação das caixas em sua área cultivada.