DOBRAR HISTÓRIAS: ORIGAMI E NARRATIVAS
Coordenação: Marcio Grou
Data e horário: 16 de julho, das 14h às 16h
Inscrições: 25 de junho até o preenchimento das vagas
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Público-alvo: Professores, educadores e interessados em geral (a partir dos 16 anos) em ampliar seu conhecimento nesta técnica transdisciplinar e pedagógica no incentivo à leitura, narração de histórias e artes manuais.
Materiais necessários: Tesouras, régua e cola;
Papel e Caneta para anotação;
lápis de cor, canetinha ou giz de cera (pigmentos secos);
revistas ou panfletos para recorte;
papel de origami (quadrado);
sulfite branco ou colorido.
Obs.: Não utilizar o papel dobradura.
Sinopse:
Em Tanabata e Hanami Matsuri somos convidados a refletir sobre essas duas festividades e aprender peças relacionadas à sua tradição como kusudama e flores. Da cultura de paz à tradição japonesa, Dobrar Histórias é um convite a repensar o papel como suporte e matéria de construção de laços entre literatura, afetividade e saberes que 'desdobrados' nesta técnica que muito além de ser uma arte de repetição de modelos é sim um suporte de memória e reflexão. Durante a oficina ainda serão abordados temas como as bases tradicionais do origami, tipos de papel, desdobramentos pedagógicos e fontes de pesquisa.
Márcio Grou é contador de histórias e origamista, graduado em Artes. Desenvolve a arte do origami desde 2007, tendo se apresentado através de narrativas e dobras em diversos lugares como SESC, Virada Sustentável SP 2018, CCJ (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso), Livraria da Vila, Bibliotecas, Centros de Leitura, Parques, Escolas e Festivais voltados à promoção e reflexão sobre a Cultura de Paz. Em 2019/2020 ministrou e coordenou De coração para coração - curso de formação em narração de histórias em Guarulhos, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, contando com a participação de projetos internacionais e diversos profissionais da área de literatura, psicologia, artes e outras linguagens.
- Atividade não-presencial com coordenação à distância. Os encontros serão ao vivo por meio de plataforma de reunião on-line.
- Se inscreva apenas se tiver disponibilidade para participar da atividade.
- Caso a oficina tenha mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção de participantes por meio da análise da ficha de inscrição pelos coordenadores.
- A confirmação da sua participação será enviada por e-mail, fique atento à sua caixa de entrada e caixa de spam.
- Todas as atividades do Programa são gratuitas.