ECONOMIA DA CULTURA, ECONOMIA CRIATIVA E ECONOMIA SOLIDÁRIA - Articuladas podem promover o desenvolvimento socioeconômico local?
Coordenação: William Retamiro
Data e horário: 21 julho, 18h às 20h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Vagas:100
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: integrantes e participantes de coletivos culturais e afins, gestores públicos, representantes da sociedade civil, estudantes de nível médio e superior, e
demais interessados no tema.
Sinopse:
Aborda os conceitos acerca da economia da cultura e economia solidária, as quais em sendo implementadas isoladamente, resulta na não continuidade das ações tanto pelo poder público local como por parte dos agentes culturais territoriais, descaracterizando-as como instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento econômico. A aplicação conjunta destas perpassa pelos ofícios que materializam tais ações, as quais dinamizam uma cadeia produtiva de diferentes produtos e serviços. Dessa forma, promover as práticas da economia solidária no território articulada com a Economia da Cultura, se torna uma alternativa para a sustentabilidade local/regional em suas diferentes dimensões (cultural, social, espacial, econômica e ambiental).
William Retamiro Economista, Mestre em Plan. Desenvolvimento Regional; doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade na UFSCAR. Pesquisador associado à ABPES (Associação Brasileira de Pesquisadores em Economia Solidária) e integrante do grupo de pesquisa “Economia Solidária e Cooperativismo Popular” no NuMI-EcoSol/UFSCar. Atualmente integra a equipe de pesquisa do projeto “Cultura e Economia em Jacareí”, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do município. Integrou a equipe de projeto apoiada pelo MEC/PROEXT/UNITAU para pesquisa sobre desenvolvimento econômico o que resultou em algumas publicações, inclusive sobre o patrimônio imaterial do Vale Histórico como estratégia para o desenvolvimento econômico local.
- Atividade não-presencial com coordenação à distância. Os encontros serão ao vivo por meio de plataforma de reunião on-line.
- Se inscreva apenas se tiver disponibilidade para participar da atividade.
- Caso a oficina tenha mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção de participantes por meio da análise da ficha de inscrição pelos coordenadores.
- A confirmação da sua participação será enviada por e-mail, fique atento à sua caixa de entrada e caixa de spam.
- Todas as atividades do Programa são gratuitas.