03 MAR 2022
CULTURA
BAIRRO MARIA JULIA COMEMORA 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA CAPELA NOSSA SENHORA AUXILIADORA - JUBILEU DE OURO
No último sábado, 27 de fevereiro de 2022 no Bairro Maria Júlia, foi realizada uma missa pelo Pároco Padre Bento Gonçalves de Oliveira, (Ordem Cisterciense) . na Capela Nossa Senhora Auxiliadora em Ação de Graças pelos seus 50 anos de fundação.
A mesma foi fundada por Francisco da Silva Campos e sua esposa Antônia Magalhães de Campos, que foram incentivados pelo Abade Dom Estevam Stork, (Ordem Cisterciense).
Após 50 anos passados de sua fundação, filhos, netos, bisnetos, tataranetos e amigos, celebraram o Jubileu de Ouro deste templo de fé, agradecendo as inúmeras graças alcançadas pela família e renovando a Devoção e Consagração a Nossa Senhora Auxiliadora.
Muitas famílias passaram pelo Bairro Maria Júlia, e pelas necessidades da vida, as pessoas foram indo embora para outras cidades e até mesmo aqui para o município.
Hoje no Bairro Maria Julia restam apenas duas famílias residentes, que são netos do Chiquinho Bernardino ( Fundador), porém a chama da fé que ele plantou e cultivou com seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos não se apagou, a Capela continua ativa sendo cuidada pelos netos (as) e mesmo a maioria dos familiares morando fora do Bairro, continuam mantendo esta chama acesa e participantes da Comunidade nas Celebrações mensais, celebradas na Capela Nossa Senhora Auxiliadora do Bairro.
Esta Celebração do Jubileu teve o intuito de deixar registrada a memória, o respeito pelo povo e familiares que passaram e conviveram nesse lugar e para que as gerações futuras tenham a oportunidade de conhecer a história e cultivar a fé, que Chiquinho Bernardino tanto cultivou.
Dentre os descendentes de Francisco e Antônia, dois netos seguiram doando suas vidas totalmente a Deus, Ir. Neuza Maria de Campos religiosa da Congregação Servas do Senhor; falecida em 15/08/2005 e o Padre Marcos de Campos Sacerdote diocesano da Diocese de Itapeva. E tantos outros filhos, netos, bisnetos e tataranetos que seguem no serviço do Reino de Deus, servindo como leigos nas comunidades onde residem.
A Capela também faz parte do novo Projeto de Rota de Peregrinação criado pela equipe da Associação de desenvolvimento Humano São João Batista, denominada CAMINHO DAS DORES DE MARIA, que abrange 7 principais Capelas rurais do Município, todas com denominação a Nossa Senhora, com um total de mais 63 km de percurso.
O Bairro Maria Julia Faz parte da nova Rota que será inaugurada em Breve e terá sua história e tradição contada e preservada através da passagem de peregrinos e devotos, com o principal objetivo de valorizar o meio rural, seus moradores, a cultura local e as tradições familiares.
Uma vez por mês é realizado Missa na Capela, onde todos estão convidados a conhecerem toda a tradição que até hoje é preservada com muita devoção e carinho pela Família Campos.

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/1072103843370606