11 MAR 2022
10 LUGARES PARA VOCÊ CONHECER EM ITAPORANGA.
10 LUGARES PARA VOCÊ CONHECER EM ITAPORANGA.
Não é a toa que ITAPORANGA foi certificada com Município de Interesse Turístico, pelo Governo do Estado de São Paulo, apesar de ser uma cidade interiorana, aqui existem muitos motivos para você amar e conhecer um pouco mais desta linda e aconchegante cidade.
Pensando nisso, resolvemos listar para vocês 10 motivos que fazem com que ela seja assim, admirável. Fiquem ligados!
1 – Itaporanga é amplamente diversificada, e apesar de ser uma cidade pequena, você pode encontrar facilmente o que precisa em seu comércio. O centro comercial possui ruas largas, com variedades de lojas e pontos de alimentação e ainda aos finais de semana possui grande fluxo de visitantes em seus pesqueiros e lanchonetes, trazendo lazer e um charme interiorano característico para a nossa cidade.
2 – A cena cultural da cidade é muito vasta e se fortalece a cada dia. Aqui o incentivo às manifestações artísticas é feito com afinco, tanto que podemos contar com a FEIRA DA LUA, uma feira cultural e gastronômica semanal com apresentações de artistas locais, variedade em alimentação, parque infantil e artesanatos. Vale a pena conferir.
3 – O contato com a Natureza aqui pode ser facilmente vivenciado pelas belezas do Morro do Defunto e suas charmosas grutas aos seus pés, nele também pode ser apreciar uma boa trilha e uma paisagem de encher os olhos ao seu entorno, podendo ver a olho nu, do alto de sua cúpula 5 cidades vizinhas tanto do Estado de São Paulo quanto do Paraná.
4 - Para quem gosta de andar de bike, temos vários quilômetros de rotas diversificadas para serem exploradas, as Rotas rurais de ciclismo são constantemente visitadas e apreciadas, oferecendo ar puro e diversidade de paisagens, possuímos 23 bairros rurais que valem a pena conhecer cada um deles e suas histórias. Tudo isso visando a melhora da saúde da população e incentivo as atividades físicas.
5 – O nosso maior patrimônio e motivo de orgulho, a Imponente ABADIA DE NOSSA SENHORA DA SANTA CRUZ, uma das maiores Abadias do Brasil. A construção enche os olhos de quem a visita. Cheia de história e beleza, Fundada por Monges Alemães , em 1936, é o símbolo do Nosso Município, e pode ser facilmente vista de qualquer parte da Cidade. Ela atrai muitos visitantes de cunho religioso e também a fim de conhecer sua história e arquitetura Monástica. O local também é mosteiro de formação de padres e monges.
6 – Itaporanga é uma cidade que está em desenvolvimento constante. Uma das coisas mais legais é a RUA COBERTA, que abriga eventos e Feiras aos finais de Semana, e também local para as Escolas realizarem atividades externas com os alunos, fica anexa a Praça João Abdallah, a Principal Praça do Município.
7 – O JARDIM DE MEL, um espaço aberto em praça Pública, também localizado na Praça João Abdallah, que abriga um dos mais importantes projetos Educacionais e ambientais do Município, com visitação aberta ao público, o visitante pode conhecer de perto toda importância e trabalho desenvolvidos pelas abelhas sem ferrão ( JATAÍ), ensinado na rede Pública e aplicado em Escolas Municipais, o Projeto é realizado em consonância as ODS da ONU, e participação ativa da FUNDAÇÃO FLORESTAL.
8 – A cidade recebe as quartas e Sábados as edições da FEIRA LIVRE de frutas, legumes e vegetais, e como é de tradição dos Munícipes, também é dia de ser degustar aquele delicioso Pastel de Feira. Produtos de alta qualidade, frescos e produzidos no próprio Município. Temos muito orgulho dos nossos Produtores.
9 – Itaporanga também é referência na agricultura e sua ruralidade, e um dos fatores mais apreciados é a CULINÁRIA CAIPIRA regional, que pode ser apreciada através do TURISMO RURAL, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer algumas propriedades rurais e praticar algumas atividades como ORDENHA, PASSEIO A CAVALO, BANHO DE RIO, COLHA E PAGUE, RODA DE VIOLA e ainda degustar um delicioso ALMOÇO CAIPIRA preparado com produtos frescos, da terra, onde são cultivados pelos nossos próprios agricultores.
10 – Aqui são feitos os melhores LANCHES E PIZZAS DE ESTROGONOFE do Brasil! O Estrogonofe é ingrediente principal nos lanches e pizzas que já se tornaram pratos tradicionais da nossa cidade, e você pode confiar: todos são muito bons. A cada esquina você encontra um carrinho, lanchonete ou alguma pizzaria para se deliciar com o que sabemos fazer de melhor. Quem vem nos visitar precisa experimentar! Você não vai encontrar em nenhum outro lugar.
Itaporanga é ENCANTADORA, e ainda destacamos a maravilhosa Represa de Xavantes, um lugar com uma paisagem relaxante e propícia para prática de esportes aquáticos e pesca esportiva, e pensando nisso, a Prefeitura Municipal junto a Secretária de Turismo já estão trabalhando fortemente para que num futuro muito próximo possamos ter nosso tão sonhado CAMPING MUNICIPAL.
Se você tiver alguma sugestão para inserir neta lista, sinta-se à vontade e deixe nos comentários!

Mais detalhes no link abaixo:
Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/1077137676200556