10 JUN 2022
ITAPORANGA INAUGURA O PROJETO PASSARINHAR
ITAPORANGA INAUGURA O PROJETO PASSARINHAR
Aconteceu nesta quarta-feira ( 08/06), na Praça João Abdalah, a Inauguração oficial do PROJETO EDUCACIONAL DE PREVENÇÃO E OBSERVAÇÃO DE AVES PASSARINHAR . O Evento contou com a Presença das autoridades municipais, população, membros do COMTUR e secretariados Municipais.
O evento teve a presença do Prefeito Douglas Benini e sua equipe de Secretariados , da Gestora Elisa Maria do Amaral representando a Fundação Florestal do Estado de São Paulo e APA TEJUPÁ, o observador de aves e entusiasta pela atividade Dr. Luiz Carlos de Oliveira, o Presidente do COMTUR Edivaldo de Azevedo e membros do conselho, Marcelo de Azevedo representando o Sindicato Rural de Taguaí, Tadeu Miyamoto melipolicutor responsável pelo JARDIM DE MEL, Professores e Diretores da Educação Municipal, Edson Carlos Rodrigues Encarregado do posto de operações da SABESP e parceiro do Projeto e o Vereador Nilton Piá representando o poder legislativo.
O projeto foi desenvolvido e criado pela Secretária de Turismo e Cultura, juntamente com APOIO da FUNDAÇÃO FLORESTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO através da Gestão da APA TEJUPÁ ( Área de Proteção Ambiental – Perímetro Tejupá).
Com o Objetivo Educacional e de proteção ambiental, o Projeto é vinculado a Secretaria de Educação e rede de ensino Municipal, onde o Corpo Docente trabalhará in loco o tema Meio Ambiente e sua Proteção, Preservação e legislação com os alunos, com foco especifico aos Projetos Ambientais localizados na Praça João Abdallah.
O Projeto também tem o acompanhamento da Secretaria de Agricultura e meio Ambiente, que realizará o acompanhamento do projeto, bem como o catalogo das espécies, acompanhamento dos ninhos , ovos, e filhotes, assim podendo acompanhar o crescimento e desenvolvimento das espécies de nosso Bioma, interagir com a população objetivando a Preservação das Aves e Meio Ambiente em geral, dentro e fora do Município de Itaporanga .
O Projeto PASSARINHAR tem o objetivo de preservar, observar, registrar, catalogar e acompanhar o desenvolvimentos das espécies de Aves existentes no Município de Itaporanga e conscientizar a Sociedade para Conservação das Aves do Brasil.
O Projeto também tem mais uma vez como parceiro a Sabesp, com a doação de mudas frutíferas a serem plantadas ao entorno do Projeto.
Além disso, atende á 4 ODS ( Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis ) da Agenda 2030 da ONU ( Organização das Nações Unidas ), através de Pacto Global firmado com o Município de Itaporanga em 2019.
PROJETO EDUCACIONAL DE PREVERVAÇÃO E OBSERVAÇÃO DE AVES é vinculado as Secretarias de Turismo e Cultura, Educação e Meio Ambiente .
O Espaço PASSARINHAR pode ser visitado e prestigiado por toda população e visitantes do Município a fim de apreciar a beleza, o canto e a desenvoltura das aves existente no meio urbano do Município.
Viste o conheça este lindo Projeto ! Venha PASSARINHAR conosco.

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/pfbid02i44zDFAx4EnnCmzg8kMCjKRUTWkpD8XW7Wvo7UsrK2gFrA1UhEZQk5UJQgALt3EJl