29 NOV 2022
GRUTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
GRUTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
FÉ E DEVOÇÃO
Tradicionalmente a mais de 20 anos, aconteceu dia 27 de novembro, a tradicional Missa em Honra a Nossa Senhora das Graças, uma tradição que comove muitas pessoas.
A devoção e graças alcançadas na Gruta, atrai féis e devotos vindo de vários lugares, cidades, regiões e Estados que se deslocam para visitar a Gruta e participar das celebrações em honra a Santa.
Um verdadeiro mar de gente toma as dependências da gruta. É um dia dedicado à fé e devoção de milhares de devotos.
Durante todo o dia, acontece a chegada de Romeiros e devotos que a pé, bike , de carro ou de ônibus os devotos percorrem cerca de 5 quilômetros até a divisa de estado, no Bairro Mosteirinho, na beira do Rio Itararé onde está localizada a gruta e onde é celebrada a missa, que neste ano completou seu 22º aniversário.
A gruta de Nossa Senhora das Graças conta com uma grande estrutura para receber os fieis e devotos que vem de toda região e estados vizinhos, existe no local também a Sala de Milagres, repleta de fotos, exames médicos, próteses e objetos deixados por pessoas que alcançaram graças de cura pela medicina, junto com a fé e a intercessão da Santa.
A Gruta Nossa Senhora das Graças é um local muito procurado e visitado por devotos vindos de varias cidades, regiões e Estados, como apresentou o livro de registro analisado no dia 18 de novembro de 2022, que mostra a partir das assinaturas espontâneas no livro, a presença de mais de 160 CIDADES DIFERENTES, 17 ESTADOS E 2 PAÍSES ( SUIÇA E ESTADOS UNIDOS).
A visitação e manifestação de Fé é muito presente através dos peregrinos vindos das mais diferentes maneiras. E vem aumentando frequentemente, tornando a Gruta um local de acolhimento e passagem das rotas do Turismo Religioso do Município.
Variados encontros e eventos acontecem no local, e sempre no último sábado de cada mês, às 15:00 horas acontece a Celebração da missa.
Além da Gruta, o local conta um lindo bosque com as passagens da Via Sacra, velário, sala dos milagres, galpão para missas e acolhimentos, banheiros, amplo estacionamento, lanchonete e ainda está em fase de melhoramento, em breve novos espaços estarão disponíveis para melhor acolher os visitantes e devotos.
Localizada na dívida dos Estados de São Paulo e Paraná, no Bairro Mosteirinho, a Gruta é cuidada pela tradicional Família da Senhora Margarida Fernandes, e sempre que pode gosta de estar presente e dar testemunho das Graças e devoções vivenciadas no local.
O local é aberto para visitação diariamente e de forma gratuita. O contato com a natureza, a paz, o som dos passarinhos e encontro consigo mesmo, atrai a cada dia mais pessoas a vivenciarem essa experiência. A sensação de estar ali é indescritível.
Confira como foi a Festividade, e visite a Gruta Nossa Senhora das Graças.

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/pfbid0FGynu8NgUp14G9RbzoXeKDdZRJH3yesw6ktJDgrv2c3StUWp2mKfZPBkdW2iof6Ll