ABADIA DE NOSSA SENHORA DA SANTA CRUZ
Pontos Turisticos
A construção foi executada em grande parte pelos próprios monges alemães, assim como a fabricação de tijolos para a obra, confeccionados na olaria do Bairro Mosteirinho
Sobre o local

ABADIA DE NOSSA SENHORA DA SANTA CRUZ

A Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz, também conhecida como Mosteiro de Itaporanga, é considerada uma das MAIORES  ABADIAS do BRASIL, e uma notável expressão de fé e arquitetura que se ergue como um símbolo de devoção e orgulho para a comunidade de Itaporanga.
Fundado em 5 de agosto de 1936 por Dom Atanásio Merkle e Ir. Lucas Mertens, monges da Abadia de Himmerod na Alemanha, o Mosteiro representa uma história de perseverança em meio a desafios, tendo sido concebido em um período marcado pela ameaça do regime nazista.

A construção meticulosa do Mosteiro, sob a direção do Ir. Nivardo Nüdling, é um testemunho da dedicação e habilidade dos monges cistercienses. Utilizando tijolos fabricadospelos próprios Monges  na Olaria do Mosteiro, a edificação se tornou um marco imponente na paisagem, com a ala frontal sendo inaugurada em 20 de agosto de 1943.
A igreja abacial e paroquial de São João Batista, cuja pedra fundamental foi lançada em 29 de novembro de 1959 com a presença do Bispo Diocesano de Sorocaba, D. José Carlos de Aguirre, é um exemplo magistral da arquitetura sob a direção do renomado arquiteto alemão, Dr. Albert Bosslet.

Para além das atividades litúrgicas, os monges cistercienses de Itaporanga desempenham um papel vital na vida pastoral das paróquias de Itaporanga e Riversul desde a sua fundação. Seu compromisso estende-se também às atividades agrícolas e pecuárias, contribuindo para o sustento e desenvolvimento da região.
A Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz não é apenas um lugar de culto, mas um ponto de referência espiritual e turístico. Suas mais de 25 capelas rurais e a rica história que envolve o Monumento atraem visitantes, devotos e peregrinos ao longo de todo o ano.

Atualmente, a Abadia oferece visitas monitoradas mediante agendamento prévio, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de mergulhar na história, arquitetura e espiritualidade da comunidade monástica, enriquecendo suas experiências e conhecimentos sobre esse local tão especial.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024