ALDEIA TEKOÁ PORÃ – DOCUMENTÁRIO
A Aldeia Tekoá Porã, mais uma vez, ganha destaque em uma importante produção audiovisual, consolidando-se como símbolo vivo da preservação das culturas e tradições indígenas. Com suas cores vibrantes, pinturas corporais, cânticos ancestrais, danças e artesanatos, a aldeia desperta fascínio e curiosidade, revelando a riqueza de sua herança cultural.
Dessa vez, o documentário está sendo produzido pela ART PRODUÇÕES, através do jovem Gabriel Henrique de Almeida Souza, natural de Santana do Itararé, com o incentivo e apoio da Lei Paulo Gustavo. O filme retrata a história de Santana e sua região, tomando como base os livros Bruacas e Bugigangas, de Sirineu Mota, e História de Santana do Itararé, de Hélio Peixoto (obra inédita), com a colaboração do historiador e professor Fabrício Bibiano.
O documentário mergulha na época do descobrimento do Brasil, quando o território que hoje abrange Santana do Itararé estava sob domínio espanhol, conforme estipulado pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494. Naquele período, a Espanha denominava a região de província de Guairá, habitada majoritariamente por povos indígenas como os Guarani, Kaingang e Caiuá. O primeiro europeu a explorar a região foi o bandeirante Jerônimo Leitão, em 1565, em busca de pedras preciosas e mão de obra.
A Comunidade Tekoá Porã simboliza a ancestralidade dos povos nativos que viviam nesta região naquela época. Durante um intenso dia de gravações, a comunidade compartilhou sua cultura, cantos, danças e tradições, permitindo que essa história vibrante fosse registrada.
Além de documentar a rica cultura da aldeia, o projeto oferece à comunidade a oportunidade de se aproximar do universo da produção audiovisual, fortalecendo suas raízes e registrando suas próprias histórias. Assim, amplia-se a voz da Comunidade Indígena, preservando sua identidade para futuras gerações.
Em breve, retornaremos para compartilhar os resultados deste emocionante projeto, que celebra a cultura e história da comunidade Tekoá Porã.
Mais informações e fotos no link:
https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/pfbid0sfPcUWG1uSURaJTZ2WMZAQQ9jGM5kcK87wN8byCNwvZVWZombFWJR2RpDSK6iBA6l