18 OUT 2011
Prefeito assina adesão ao Programa de Erradicação da Extrema Pobreza

O prefeito Zé do Nute, o secretário de Assistência Social Fernando Marques e as assistentes sociais Franciane Villen Marques e Maria Helena Montesião Flores de Souza, estiveram nesta segunda-feira, 17, no Palácio dos Bandeirantes,  participando da solenidade onde o  governador Geraldo Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, assinaram termos de adesão com os 100 municípios

paulistas de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), para o desenvolvimento de ações na erradicação da pobreza. Inicialmente a ação terá o objetivo de localizar famílias em Itaporanga, cuja a renda mensal por pessoa não atinja o piso de R$ 70,00.

Nessa oportunidade, a equipe itaporanguense econtrou-se também com os deputados Itamar Borges e Eli Correia Filho.

A assinatura do termo é um compromisso firmado entre o município e o Estado para a elaboração do Retrato Social, por meio da Busca Ativa. Essa iniciativa visa à localização de famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, cuja renda mensal por pessoa não atinge o piso de R$ 70,00.

"Hoje já começa a capacitação, o treinamento dos nossos visitadores. Vamos investir R$ 1,3 milhão nesse trabalho que será concluído em 45 dias, até dezembro. Começaremos pelas 100 cidades com menor IDH", afirmou o governador.

Em setembro, o Secretario Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Rodrigo Garcia reuniu-se com todos os cem municípios para apresentar o Retrato Social e falar da importância da participação de todos na identificação dessas 300 mil famílias paulistas extremamente pobres. "Para que o programa dê certo, precisamos do apoio e da adesão dos prefeitos, sem os quais não conseguiremos dar um passo. O Retrato Social, juntamente com a Agenda da Família, busca a emancipação dessas pessoas, criando realmente um programa de desenvolvimento social".
O programa para erradicar a miséria no estado possui três etapas: Busca Ativa - Retrato Social, Agenda da Família e, por fim, a Transferência de Renda, por meio do cartão único.

"Nós vamos unir o programa Bolsa Família, do Governo Federal, e o Renda Cidadã, do Governo do Estado, em um cartão só. Vamos atender as famílias que ainda estão fora do programa, mas mais do que completar os R$ 70 per capita/mês, isso é uma agenda da família. Então, vamos contemplar crianças que estejam desnutridas; pessoas que não estejam estudando, nós vamos colocar para fazer o EJA, a Escola de Jovens e Adultos, o Via Rápida, de qualificação profissional. Investir em saneamento básico, moradia, enfim, toda uma agenda, por isso envolve nove secretarias de Estado", esclareceu o governador.

De acordo com o Secretario Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Fernando Marques, para receber o benefício, as famílias deverão firmar compromisso juntamente com a Prefeitura, buscando superar as suas mais graves privações sociais. O benefício será transferido por meio do cartão único, somando recursos dos programas Renda Cidadã e Bolsa Família.

O prefeito Zé do Nute, se mostrou bastante satisfeito com a assinatura desta adesão ao programa estadual Busca Ativa. “Tenho certeza de que com um trabalho bem desenvolvido pela nossa Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social iremos de encontro com as necessidades de muitas famílias em Itaporanga”, enfatizou o prefeito.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024