14 MAI 2014
Prefeitura realiza mutirão de limpeza para combater a Dengue que avança

Dengue em Itaporanga continua aumentando:agora são 34 casos confirmados e 82 suspeitos; mutirão da limpeza continua - Por não ter havido

uma resposta espontânea e rápida por parte da população quanto aos apelos da Administração Municipal para limpeza de quintais visando a erradicação de criadouros do mosquito da Dengue, foi realizado nesta terça-feira, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica junto com o Departamento de Obras e Limpeza Urbana, um mutirão de limpeza para combater o mosquito, e essa ação vai continuar nesta quarta-feira e nos próximos dias até a total eliminação de focos e criadouros.

Para isso, três equipes de agentes de Saúde junto com servidores municipais entre esses auxiliares de serviços gerais e motoristas com carretas e caminhões  realizaram hoje – de casa em casa – nas regiões do BNH, CDHUs, IAFAM, e nos entornos  da garagem municipal(pátio), velório e hospital e Avenida Dom Athanásio Merkles,  um trabalho de inspeção e de limpeza de quintais e locais que podiam conter entulhos ou recipientes que estivessem servindo de criadouros do mosquito.

Uma equipe com duas bombas faz a nebulização - aplicação de inseticida que mata os mosquitos que estejam no momento

Segundo a coordenação dos serviços, no total foram retirados das residências entulhos e lixo que lotaram dois caminhões caçamba e quatro carretas de trator, e os trabalhos vão continuar nesta quarta-feira(14)

A Secretaria de Saúde informou que  o número de casos de Dengue no município aumentou muito nos últimos dias: agora são 34 casos confirmados e 82 notificados(suspeitos). No dia 30 de abril eram 14 confirmados e 63 suspeitos.

Segundo ela, os casos suspeitos atendidos no hospital e nas Unidades de Saúde(PSFs) são notificados e uma amostra de sangue é coletada do paciente e encaminhada para Avaré e desta para o Instituto Adolfo Lutz em Sorocaba, que fará o exame laboratorial que apontará se o caso do paciente é ou não de Dengue. Desde março até agora, 34 casos foram confirmados e ainda há 82 casos em análises.

Tanto nos casos confirmados quanto aos suspeitos, os órgãos de Saúde orientam para que o paciente fique dentro de casa, pois ao circular fora da casa, este poderá transmitir a doença a outras pessoas da seguinte forma:  como há infestação, o mosquito pode picá-lo novamente e depois este mesmo mosquito poderá picar outra pessoa, fazendo assim a transmissão da Dengue.

O órgão de Saúde pediu com grande veemência para que essas pessoas permaneçam em casa durante a doença, em média de 7 dias, para evitar  transmissão a outras pessoas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024