28 NOV 2014
Defesa Civil alerta para cuidados no período chuvoso

Entulhos na rua entopem bueiros; não fique em áreas abertas como campo de futebol, quadras de tênis, estacionamentos e sob árvores - A Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC, nos termos da Portaria 08/2013 vem alertar a população de Itaporanga em geral, para os cuidados com o período chuvoso que se aproxima.

A Comissão Municipal de Defesa Civil inicia o trabalho de prevenção às chuvas para evitar que a cidade sofra com os prejuízos provocados por esta estação.

Um dos grandes problemas verificados nas vistorias diárias da Comissão Municipal de Defesa Civil foi à relação da população com a colocação de entulhos diretamente na rua, principal causador do entupimento de bueiros (bocas de lobo), o que impede o escoamento da água da chuva, podendo causar alagamentos e erosões. Para evitar possíveis transtornos, a Comissão Municipal de Defesa Civil recomenda os seguintes cuidados que devem ser levados em conta:

Cuidados antes do início das chuvas

• Limpe as calhas e os ralos de sua residência;

• Conserte as falhas no telhado e reforce a fixação renovando pregos e madeiras;

• Se  for realizar reformas ou construção solicite uma Caçamba;

• Não acumule lixo nem entulhos nas ruas ou em terrenos vazios. Com a chuva, há o entupimento dos bueiros, mais conhecidos como bocas de lobo, contribuindo com o processo de alagamento.

Cuidados durante o período chuvoso

• Se estiver ao ar livre, procure um abrigo seguro, longe de árvores. Elas atraem raios e seus galhos podem cair. Evite acidentes;

• Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados, ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;

Como se proteger dos raios

Estima-se que o Brasil seja campeão mundial de descargas elétricas (raios), considerado bastante comum na região do Distrito Federal. Portanto:

• Evite lugares abertos em dias chuvosos (campos de futebol, pastos, etc.) e fique longe de objetos altos (árvores, postes, quiosques e caixas d’água), metálicos (cercas de arame, tratores, postes, escadas) e isolantes (postes de energia e coberturas de metal);

• Ao notar o tempo fechado, com propensão a relâmpagos, evite andar de bicicletas, a cavalo ou de moto. Nestas circunstâncias, não é recomendável soltar pipas ou carregar varas de pesca;

• Se não encontrar abrigo por perto, fique agachado em um ponto seguro até a tempestade passar;

• Em casa, antes da tempestade, desligue os aparelhos domésticos da tomada e evite usar o telefone. Afaste-se de janelas, torneiras, canos elétricos. Evite andar descalço ou evite tomar banho neste período;

• Lembre-se: um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar, e pode ser fatal.

Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade. Por isso:

• Não permaneça em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamento;

• Não se aproxime de cercas de arame e varais metálicos;

• Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024