27 JUL 2018
Social recebe capacitação sobre a Seja Digital

Aconteceu na manhã de 27 de julho, na sala de reuniões da prefeitura municipal, uma palestra para capacitar os funcionários da Assistência Social, do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e os agentes da Saúde de Itaporanga sobre a Seja Digital.

A Seja Digital é a entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Em Itaporanga, a palestra foi ministrada pela representante da Seja Digital na região, Edna Borges, que explicou aos funcionários municipais como funcionará o cadastramento dos cidadãos de baixa renda para receberem o kit da TV Digital gratuitamente, assim como a forma de instalação e atendimento para quem procurar as instituições para informações.

Até novembro de 2018 todos os canais de TV vão mudar para o sinal digital. Isso significa que aqueles problemas da TV Analógica, como ruídos e chiados, vão chegar ao fim, e todos receberão a transmissão de som e imagem com mais qualidade. O Kit Gratuito de TV Digital, que será distribuído pelo Seja Digital aos beneficiários de programas sociais do governo federal, é composto por um conversor digital, antena e controle remoto. Com este kit será possível assistir aos canais abertos com a qualidade de TV digital.

De acordo com estimativas do governo federal, serão beneficiadas com o kit gratuito de tv digital cerca de 14 milhões de pessoas ao redor do Brasil, totalizando mais de 1300 cidades recebendo o novo sinal digital. Em Itaporanga, mais de 1.400 famílias receberão o kit gratuitamente.

Para receber o kit é necessário possuir o NIS (Número de Identificação Social), um dado usado, principalmente, pela Caixa Econômica Federal e CadÚnico (Cadastro Único), composto por 11 dígitos, responsável por identificar todos os beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como  Bolsa-Família, Bolsa-Escola, Bolsa-Estiagem, Minha Casa Minha Vida, Tarifas Sociais, entre outros. Para quem não participa de nenhum dos programas sociais do governo e deseja receber o sinal de TV digital será obrigado a adquirir os equipamentos para passar a receber corretamente o novo sinal. O kit de tv digital poderá ser encontrado em lojas de eletrodomésticos ou antenas no valor médio de R$ 200,00.

Para saber se tem direito a receber o kit de TV Digital gratuito, é preciso comparecer no CRAS de Itaporanga, localizado na Rua José Benini, 725, CDHU I, ou na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Frei Pacífico de Monte Falco, 1580, Centro, ou ainda ligar gratuitamente para o telefone 147.