14 JUL 2022
Jardim de Mel avança novamente na Agricultura Familiar de Itaporanga
Jardim de Mel avança novamente na Agricultura Familiar de Itaporanga
A Agricultura Familiar está baseada na sustentabilidade e preservação da biodiversidade e também abastece a alimentação da rede municipal de ensino, e melhorar a qualidade dos Produtos também é um dos objetivos do Município de Itaporanga dentro dos Projetos desenvolvidos pela Secretaria de Turismo e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Assim temos como aliada a seus recursos à utilização das abelhas nativas, ferramenta de aumento na produtividade devido à polinização natural, dando oportunidade ao uso destes vetores em diversas culturas através da Meliponicultura migratória.
Segundo o Engenheiro Agrônomo Gustavo Narita, no ano de 2021 na propriedade do Sr. Wagner, no Bairro São Sebastião as plantas polinizadas por abelhas nativas, geraram frutos maiores com maior qualidade, maior número de sementes e melhor germinação, comparadas aos frutos e sementes formados por flores sem a polinização das abelhas nativas em outras propriedades.
A prática se tornou uma estratégia sustentável para aumentar a produtividade agrícola nas culturas do pequeno proprietário rural e assim podendo oferecer melhor qualidade e produtos no prato de nossas crianças quando estão em período Escolar.
A polinização é considerada um insumo agrícola de alto valor econômico e como importante meio de equilíbrio ambiental, social e econômico, mas existe outra característica pouco pensada quando se fala em polinização e meliponicultura migratória que é a oportunidade que as colônias de abelhas terão de conseguir alimento para períodos críticos em estações frias ou de pouca florada.
Como a Meliponicultura migratória faz o deslocamento e transporte das caixas de abelhas para ambientes onde tenham plantas cultivadas com grandes floradas e em determinado período do ano, beneficia os dois lados da cadeia produtiva, tanto as abelhas que terão alimentos, como as plantas que serão polinizadas.
A migração das colônias pelo segundo ano desde a abertura do Jardim de Mel trouxe benefícios inestimáveis ,as abelhas que suportaram bem a escassez de alimentos da cidade, o prof. Tadeu Miyamoto responsável pelo manejo das colônias informou a Secretaria que no ano passado não houve perda de colônias por falta de alimentos após a migração na propriedade rural, isto comparado ao ano anterior que houve perda de 35% das colônias.
A Secretaria de Turismo através de seu Secretário Cassiano Godoi comunica que no período de inverno o Jardim de Mel será temporariamente fechado para manutenção e reforma, e sua visitação reinicia assim que as condições climáticas estejam favoráveis à criação e preservação das abelhas neste ambiente, quando estas serão realocadas no Jardim de Mel.

Veja mais fotos no link abaixo:
Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/pfbid0yroDnJYTeEkfumvC6U5DsM3Jtpz7ykCVEZJYGsPVkhw7Y6x36mn8hwhNAMvrG64il