26 JUL 2022
TURISMO RURAL: INÊS JARDIM E A CASA DA VIOLA CAIPIRA
INÊS JARDIM E A CASA DA VIOLA CAIPIRA
TURISMO RURAL
Preservar as tradições do bairro e principalmente a Cultura Caipira é o que motiva a sonhadora e incentivadora INÊS JARDIM, e como muitos já sabem, INÊS também é uma VISIOÁRIA.
Inês com sua simplicidade e amor que tem pelo lugar onde mora, possui também a sensibilidade de lutar, com apoio do seu Marido José Carlos ( ZÉ CARLOS) em manter essa cultura viva e poder multiplicar esse legado cultural e raiz do nosso Município e Região, e assim INÊS vem fazendo História dia a dia.
Cozinheira de mão cheia, e uma grande cantora de modas caipira, INÊS além de ser membra do COMTUR ( Conselho Municipal de Turismo), também mantem viva a CULTURA em sua casa, no Bairro Cruzeirinho, onde recepciona e recebe os visitantes para um momento de saudosismo do passado, vivencia das tradições e ainda finaliza o roteiro com um cardápio de encher os olhos e aguçar o paladar de qualquer um, tudo isso ao som de uma boa moda de viola junto ao seu marido ZÉ CARLOS.
O grande sonho de INÊS, era criar a CASA DA VIOLA CAIPIRA , e assim começou de próprio punho, junto com a ajuda de amigos, e familiares levantando em sua propriedade uma réplica da CASA DE TAÍPA, com fogão a lenha e vários objetos usados antigamente pelos moradores desse tipo de residência.
O amor pela tradição e o saudosismo motivaram Inês a abrir sua casa para receber pessoas visitantes que queiram vivenciar essa experiência de volta ao passado, trazendo lembranças de parentes e momentos vividos na zona rural, é uma experiência incrível.
O visitante além de ter o contato com o meio rural, pode também conhecer as peculiaridades do Bairro Cruzeirinho, realizar uma visita a capela do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS e muito mais.
Inês também faz parte do Projeto Inspirando Vidas, um trabalho voluntário realizado com apoio de vários membros do Bairro Cruzeirinho, voltado as crianças com aulas gratuitas como artesanato, pintura em tecido, bordado, preservação ambiental, resgate das tradições, brincadeiras e história do Bairro onde vivem.
O bairro Cruzeirinho também hoje, é ponto de passagem do CAMINHO DAS ÁGUAS ( caminho de fé, peregrinação e lazer) como ponto de passagem e apoio aos romeiros e ciclistas.
O turismo rural é fortemente abraçado e posto em pratica através da boa vontade da Inês, seu marido José Carlos e amigos moradores do bairro e amantes da Cultura Caipira Local.
É possível você e sua família vivenciarem essa experiência, Inês recebe grupos de visitantes, com horários e dias previamente agendados e com numero limitado de pessoas. O Acolhimento e a experiência são incríveis, uma volta ao passado com uma culinária de encher os olhos e aguçar o paladar, tudo feito com produtos da terra e produzido por eles mesmo com muito carinho.
A paçoca de carne feita no Pilão é uma dessas experiências, que além de saborosa, o seu processo de preparação desperta a curiosidade dos visitantes.
Então, fica ai nossa dica de Roteiro para conhecer em Itaporanga, a CASA DA VIOLA CAIPIRA da querida INÊS JARDIM, no Bairro Cruzeirinho.
Agende sua visita e desfrute do melhor da culinária e saudosismo das tradições caipira! vale a pena a experiência.

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/pfbid0xS8jhb15fGpW8k6CwcTCkz6cL5baCeqUJ6pStQ8wxTgrtsMSJx5rT5V2xw7us3zKl