Ir para o conteúdo

Prefeitura de Itaporanga
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Rede Social Twitter
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
SET
08
08 SET 2022
SAÚDE
Homenagem ao DR. AUGUSTO
enviar para um amigo
receba notícias
A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma singela homenagem ao nosso saudoso DR. AUGUSTO durante o desfile neste dia 08 de setembro na Praça João Abdalah.
A Secretária de Saúde, Thaís Fauro Pereira deu início à homenagem explanando um breve histórico sobre a vida desse ilustre profissional.
Na sequência, foi exibido um vídeo com fotos de alguns momentos importantes da vida do Dr Augusto.
A homenagem foi finalizada com a música "FOI CEDO", adaptda e gravada por dois alunos do 7º Ano do Colégio Objetivo.
Ao Ilustre Dr Augusto, nossa eterna GRATIDÃO! 🙏
Segue abaixo, o texto em homenagem ao Dr. Augusto.
Augusto Manoel de Carvalho nasceu em Altinópolis/SP, aos seis dias do mês de agosto de 1952. Filho de camponeses, é o quinto filho de seis irmãos. Seus pais são Geraldo Fagundes de Carvalho e Maria Aparecida de Carvalho.
Em 1955, a família se mudou para Ribeirão Preto, quando seu pai, Geraldo Fagundes de Carvalho, ingressou na Prefeitura para trabalhar na pavimentação de ruas.
Viveu toda sua infância em Ribeirão Preto onde cresceu, brincou cursou os ensinos fundamental e médio, fez amigos, porém, sempre muito responsável e dedicado aos estudos, já manifestava o sonho de ser médico.
Fato curioso, ainda na criança, Augusto foi diagnosticado com Nefrite, mesmo com pouca idade e acamado, queria aprender a aplicar injeção, certamente as mesmas com que era medicado.
A mãe, Maria Aparecida de Carvalho trabalhava como lavadeira para um médico da Cidade, e Augusto a acompanhava para brincar com os filhos do patrão. A figura do profissional certamente contribuiu para o aprimoramento da profissão que escolheu para sua vida adulta.
Em 1969, Augusto trabalhou em uma Mercearia. Acordava de madrugada para auxiliar na entrega de pães para os clientes da cidade.
Durante a preparação para prestar o vestibular e ingressar na faculdade, a família passava por grande dificuldade financeira, ocasião em que Augusto recebeu de sua saudosa mãe o compromisso de mais trabalho, ainda como lavadeira, a fim de que Augusto não desistisse de seu sonho.
Não por menos, o senso de responsabilidade e a dedicação aos estudos nutridos pelo sonho infantil de se tornar médico culminaram na aprovação de Augusto no exame da FUVEST para o curso de Medicina da USP, em SP, entre os primeiros colocados, a despeito de sua humilde origem.
Fato triste, foi assediado por pessoas de melhores condições financeiras para renunciar seu sonho e ceder o lugar na faculdade em troca de dinheiro para suportar o período de dificuldade vivido pela família.
Colou grau em 29 de dezembro de 1976, no Palácio das Convenções, Anhembi, São Paulo, onde exerceu os primeiros anos de sua profissão em grandes Hospitais, a exemplo do Hospital das Clínicas de São Paulo, local em que fez residência em Cirurgia Geral.
Em 1983, deixou a capital Paulista para trabalhar e residir em Itaberá, a pedido do então Prefeito, José da Glória Barreira, onde assumiu a direção Clínica do Hospital da Cidade. Durante o período que esteve à frente do cargo, conquistou melhorias físicas com a ampliação do hospital com centro cirúrgico, maternidade, berçário e ala de apartamentos, além da estruturação de recursos humanos com a contratação e capacitação de funcionários.
Toda dedicação ao serviço de saúde daquela cidade foi sensível à população de tal forma que, em 1988, ao deixar a cidade, a comunidade local organizou um abaixo assinado que, à época, contou com mais de 2.500 assinaturas, pleiteando seu retorno à cidade.
Em 1989, chegou a cidade de Itaporanga, onde, a exemplo da vizinha Itaberá, promoveria radical revolução na qualidade do serviço de atendimento à saúde no município. Atuou incansavelmente na estruturação do Hospital e desenvolvimento de saúde como um todo.
Ator principal na formação de corpo profissional e ampliação do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, foi provedor da entidade entre os anos de 2008/2009 e 2010/2011. Após foi Diretor Técnico de 2.012 até 2019, quando se afastou para concorrer às eleições municipais como Vice-Prefeito eleito, cargo que ocupou ativamente, juntamente com a profissão de médico até seu falecimento, acompanhado com grande comoção em 6 de agosto de 2.022.
Também atuou como médico nas cidades de Ribeirão Branco e Barão de Antonina.
Engajado em causas sociais, desenvolveu Projetos voluntários em toda região, todos voltados ao desenvolvimento e promoção da Saúde, a exemplo da cidade de Itararé, onde executou o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Eugênio Dias Tatit, entre os anos de 2002 a 2004, com professores, alunas e a comunidade escolar.
Na mesma cidade, também desenvolveu outros projetos através de palestras para os alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio nos bairros Cerrado e Pedra Branca sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis”.
Colaborou com o Parlamento Jovem Paulista em 2001, instruindo os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do bairro do Cerrado, Itararé, trabalho que foi coroado com a seleção de um aluno para receber o prêmio na Assembleia Legislativa do Estado.
Por duas vezes, participou de Programas da Rede Vida (Programa Frente a Frente – SP, e Tribuna Independente – São José do Rio Preto), com o tema: “Médico e Sua Missão.”
Ajudou a escrever a apresentação do Livro de Dom Estevan Stork: “Sermões Cistercienses”, no jubileu de Ouro – 50 anos de sacerdócio.
Sua elevada capacidade lhe rendeu prestígio profissional singular em toda região. Sinônimo de comprometimento e dedicação, se destacou entre os agentes que moldaram a realidade e a história local. Recebeu títulos de Cidadão Itaporanguense e Cidadão Itaberaense.
Deixou os filhos Marcelo, Marina, Janaína, Mariana, Gustavo, Paulo Augusto e Lawrence.
Augusto Manoel de Carvalho, o Dr. Augusto, como carinhosamente é conhecido e sempre será lembrado, deixa um legado inestimável de amor a profissão e a Cidade, pelo que lhe faz jus render-lhe esta homenagem.

Veja o vídeo completo no link abaixo:
https://www.facebook.com/100063638821375/videos/3968916553333897/
Fonte: https://www.facebook.com/100063638821375/videos/3968916553333897/
Secretarias Vinculadas
Seta
Versão do Sistema: 3.2.8 - 16/11/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia