24 NOV 2022
RELATÓRIO - FLUXO TURÍSTICO
🟢RELATÓRIO - FLUXO TURÍSTICO
🟢REFERENTE AO LIVRO DE REGISTRO DE FLUXO TURÍSTICO NA GRUTA E SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM ITAPORANGA – SP.
👉Assinaturas colhidas de maneira ESPONTÂNEA  de 18 de novembro  de 2021 à 18 de novembro  de 2022.
👉Apontamos a partir do livro de registro oficial contendo aproximadamente 5.500 assinaturas e as cidades visitantes ao Santuário.
🟢O relatório apresenta as representatividades dos municípios visitantes a Gruta, somando eles.
• 161 CIDADES✅
• 17 ESTADOS✅
• 2 PAÍSES - (SUIÇA E ESTADOS UNIDOS)✅
👉Segundo livro de registros  oficial disposto na Gruta, assinados de maneira ESPONTÂNEA.
✅A Gruta Nossa Senhora das Graças apresentou em pouco tempo um crescimento rápido no fluxo de visitação ao Santuário, havendo a necessidade de varias adaptações, melhorias e novas estruturas para atender a população flutuante e fluxo diário.
👉A Gruta oferece atualmente uma estrutura de acolhimento, capela, gruta, velário, bosque , via Sacra, lanchonete, salão amplo para celebrações, banheiros, amplo estacionamento, sala dos milagres, e local para colher Comitivas e Romarias.
👉Possui acomodação máxima para aproximadamente 1000 mil pessoas em seu salão principal, já apontando a necessidade de nova ampliação devido ao aumento no fluxo de pessoas nas principais celebrações e eventos, onde o local já recebeu  publico de aproximadamente 5.000 pessoas em eventos passados.
🟢Os depoimentos de graças e devoção são muitos o que prospecta um futuro promissor  de desenvolvimento e evolução ao espaço, tornando-a cada vez mais conhecido, visitado e procurado por devotos.
🟢A Secretaria de Turismo e Cultura Municipal de Itaporanga acompanha o desenvolvimento do local juntamente com a comunidade  responsável pelo espaço,  auxilia nas questões turísticas e de acolhimento aos devotos e peregrinos, manutenção e desenvolvimento, além da promoção e divulgação no formato de TURISMO RELIGIOSO.
🟢A Gruta Nossa Senhora das Graças recebe muitas romarias, cavalgadas, e eventos religiosos, e também fará parte do roteiro em desenvolvimento chamado CAMINHO DAS DORES DE MARIA  - caminho de peregrinação entre 7 principais capelas rurais do município, através da Associação de Desenvolvimento Humano São João Batista o que fomentará ainda mais o fluxo e a necessidade de acolhimento e estruturas ainda não existentes.

Veja mais informações no link abaixo:

Fonte: https://www.facebook.com/turismoeculturaitaporanga/posts/pfbid0254HvuP3uukgYE8h4CPkmYNL9zSFVPYN3x1CkF7XHMaKPCzfVeqYABegokWuZXpMbl