14 MAI 2024
📝NOTA DE ESCLARECIMENTO
Conforme vídeo publicado na data de hoje pelo usuário do Facebook nomeado como André Melo, responsável pela página "Cidade Amada Itaporanga/SP", o qual questiona a localização da Unidade de Saúde “ESF WANDERLEY SPADACCINI”, a Secretaria Municipal de Saúde vem esclarecer:
🔴 Primeiramente, informamos que não cabe ao Chefe do Poder Executivo, e nem ao Gestor de Saúde, a iniciativa de mudanças nas políticas públicas de saúde.
🔴 Estas, vêm de instâncias Estaduais ou Federais, como normas a serem cumpridas”, ou seja, não foi o Prefeito da época, tampouco o Secretário de Saúde, os responsáveis pelas mudanças no cenário da saúde municipal e nem pela implantação do Programa Saúde da Família.
🔴 No passado, (até o ano de 2007), todos os atendimentos do Sistema Único de Saúde - SUS, realizados pela rede de saúde do município, estavam centralizados no Centro de Saúde “Dr Nelson Lamos de Oliveira”, popularmente conhecido como “Postão”.
🔴 Com o surgimento do Programa Saúde da Família – PSF, lançado pelo Ministério da Saúde como uma forma de reorganização da rede de assistência à saúde dos usuários do SUS, os municípios tiveram que se adequar, dividindo-se em áreas e micro áreas.
🔴 Aqui em Itaporanga, de acordo com o número de habitantes, coube a divisão em 04 áreas, sendo:
• PSF Campo Belo (atende exclusivamente usuários residentes na zona rural)✔️
• PSF Nosor Orlando de Oliveira (atende usuários residentes na parte da região central do município e Vila São Pedro)✔️
• PSF Zilda Vilela Bíscaro: atende usuários residentes na parte da região central do município e alguns bairros da zona rural)✔️
• PSF Wanderley Spadaccini (atende usuários residentes no BNH, CDHU I, CDHU II, CDHU III, IAFAM e Vila Alvorada).✔️
🔴 Os PSFs, hoje chamados de ESF - Estratégia Saúde da Família, foram sendo implantados um a um, seguindo as normativas e protocolos impostos pelo Ministério da Saúde.
🔴 Em novembro de 2021, o município conseguiu ainda o credenciamento de uma Equipe de Atenção Primária – EAP, que está em funcionamento desde novembro de 2022, no bairro Santo Antônio (zona rural), a qual atende usuários residentes dos bairros Santo Antonio, São Sebastião, São Cristóvão e Pinga Fogo.
🔴 Em 2015, o município recebeu parecer favorável para construção de UNIDADE BÁSICA DE SAUDE (ESF/PSF), através de Convênio com a Secretaria de Saúde do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Projeto BID). Com isso foi construída a Unidade de Saúde Wanderley Spadaccini.
Resumindo:
🔴 A Unidade de Saúde ESF WANDERLEY SPADACCINI foi construída EXCLUSIVAMENTE com recursos do Estado. E tal recurso SOMENTE poderia ser destinado à CONSTRUÇÃO DE ESF/PSF, ou seja, o atendimento básico teria que ser transferido para a Unidade construída.
🔴 Quanto ao Centro de Saúde (Postão), este passou a atender as especialidades médicas, tais como: ginecologia e obstetrícia, psiquiatria, ortopedia, cirurgia geral e as especialidades não médicas: psicologia, fisioterapia, serviço social da saúde, entre outros atendimentos.
🔴 Entendemos a distância e as dificuldades de locomoção dos usuários da Vila Alvorada, citados no vídeo, assim como dos usuários de outras localidades, principalmente os da zona rural que moram distantes e dependem do transporte público ou meios particulares de locomoção. Porém, ressaltamos que é inviável que todos os munícipes tenham uma Unidade de Saúde próxima à sua residência.
🔴 Se assim fosse, cada bairro da zona rural deveria ter a sua própria Unidade de Saúde completa, com atendimentos em todos os segmentos, o que é um sonho... mas vai na contra mão das políticas públicas de saúde que seguimos hoje em nosso país.
🔴 Pra finalizar, ressaltamos que a Secretaria de Saúde está à disposição para esclarecer todas as dúvidas que surgirem sobre os serviços prestados.

Mais informações no link abaixo:
Fonte: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid032MLAFnnreKFAdcHGyb6XBJLw8eSmgnAKvms98UD381NK5nsDcAA1Ve8NqXy5Kdkdl&id=100063638821375
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024