18 JUN 2020
Boletim Informativo COVID-19

A Secretaria de Saúde vem através desta nota esclarecer que desde o início da pandemia, esta pasta vem trabalhando fortemente com orientações de prevenção e cuidados em relação ao Coronavírus. Os cuidados que se mostraram mais efetivos até o presente momento foram ficar em casa, evitando saídas desnecessárias e o uso de máscaras. Porém, parte da população não tem dado o devido valor às orientações de prevenção.

Uma vez que chega até um Serviço de Saúde a notificação de um caso suspeito, com sintomas leves, sem necessidade de internação, o mesmo recebe orientações e assina um termo de responsabilidade, tomando ciência da necessidade de manter-se em isolamento domiciliar até a realização de exames.

Em relação ao fato ocorrido na data de hoje (18/06/2020), cabe informar que os envolvidos procuraram o Pronto Socorro ontem (17/06/2020), onde foram notificados e orientados a permanecerem em isolamento domiciliar até a realização do exame pela Vigilância Epidemiológica.

Hoje, a Vigilância Epidemiológica dirigiu-se até a residência para a realização do teste, uma vez que se encontravam no 13º dia do início dos sintomas.

Após o resultado do teste, novamente foram orientados a permanecerem em isolamento domiciliar. Porém, pouco tempo depois, recebemos a informação de que o indivíduo se encontrava no seu local de trabalho. Após a constatação do caso foi observado o descumprimento do isolamento domiciliar, sendo assim foi acionada a Polícia Militar que o conduziu juntamente com a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, até a sua residência.

De acordo com o Código Penal, arts. 267 e 268, desrespeitar orientações sanitárias implicam em crimes contra a Saúde Pública.

Fonte: https://www.facebook.com/prefeituraitaporanga/posts/3044317885613987